Região registra aumento de 25% nos casos de homicídios

Polícia deve intensificar ações de combate a furto de veículos (Foto: Banco de Dados)

A região registra aumento de 25,75% no índice de homicídios nos primeiros cinco meses deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Enquanto entre janeiro e maio de 2016 houve 66 casos do crime, no mesmo período deste ano foram registrados 83. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, divulgados nessa segunda-feira (26).

Também houve aumento de 4,04% em casos de furtos de veículos entre janeiro e maio deste ano com relação aos mesmos meses do ano passado. Em 2016, na região, foram 3.908 contra 4.066 este ano.

Newsletter RD

Na comparação entre maio de 2017 e o mesmo mês do ano passado, os índices das modalidades de crimes registraram redução. Com relação aos casos de homicídios houve diminuição de 12,5% – queda de 36 para 28 casos. Os furtos de veículos tiveram redução de 0,1%.

Já o índice de estupro teve queda de 1,3% em 2017. De janeiro a maio foram registrados 152 casos, e nos cinco primeiros meses de 2016, foram 150. Porém, na comparação mensal houve aumento de 25% – 24 para 30.

O porta-voz da Polícia Militar no ABC, Vlamir Luz Machado, destaca que as ações de patrulhamento na madrugada estão sendo intensificadas, prioritariamente em locais onde há denúncias de tráfico de drogas. “São nesses pontos onde há maior incidência de homicídios, principalmente por dívidas com o tráfico”, explica.

Quanto aos estupros, Machado afirma que a policia tem atuado no combate ao crime, que muitas vezes não é cometido em vias públicas. “Uma das dificuldades que a polícia encontra para coibir esse crime é que muitas vezes, é cometido dentro dos lares”, diz.

Machado salienta ainda que a Polícia Militar tem atuado para reduzir os casos de furtos de veículos na região e a pequena redução entre maio deste ano e o mesmo mês do ano passado, mostra que as ações estão no caminho certo, mas salienta que é uma modalidade de crime de oportunidade.

“A pessoa segue para o trabalho e deixa o carro próximo a uma estação de trem para seguir o restante do percurso de transporte público. No fim do dia quando volta para a estação, o veículo não está mais lá. Mesmo com patrulhamento feito pela polícia, o ladrão espera a viatura passar para praticar o furto. Porém, temos que reforçar esse combate”, explica.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes