Europa está mais forte e cremos na recuperação do Brasil, diz premiê de Portugal

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, não esconde o entusiasmo de ninguém. Depois de uma série de reveses a partir da aprovação da saída do Reino Unido da União Europeia, ele acredita que o bloco comum passa por um processo de recuperação e está “cada dia mais forte”. Seu otimismo se estende também ao Brasil. Costa disse esperar uma rápida recuperação da economia brasileira.

De passagem pelo Brasil, o premiê português deixou transparecer sua confiança no futuro da União Europeia. “De todas as crises recentes, saímos mais fortalecidos”, afirmou. Depois de uma escalada do sentimento anti-Europeu, que ficou evidente com o voto pelo Brexit, números favoráveis da economia europeia e a vitória de partidos pró-UE nas últimas eleições no continente geraram um certo alívio. “A União Europeia tem dado um grande exemplo de unidade. E a resposta ao Brexit vai nos ajudar a fazer o avanço que é necessário para termos uma Europa mais forte.”

Newsletter RD

Costa acredita que Portugal é o símbolo desta guinada a favor da Europa. O país venceu uma recessão de três anos, saiu do programa de recuperação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e diminuiu o desemprego. Por causa disso, durante sua visita ao Brasil no último fim de semana, ele não cansou de fazer e receber elogios à mudança em curso no país e à retomada econômica.

“Canto uma música que não é mais símbolo do que somos. Ela agora representa o nosso passado e devemos isso a quem está aqui hoje”, declarou a cantora Gisela João ao apresentar a canção Casa da Mariquinhas, fado da década de 1960 que, segundo ela, poderia muito bem contar as mazelas deixadas pela crise da dívida de 2010.

O premiê socialista concordou com as palavras da fadista, mas disse não acreditar que a fórmula portuguesa possa ser exportada, tampouco aproveitada pelo Brasil.

O acordo legislativo que catapultou Costa ao poder guarda seus méritos. O socialista assumiu o comando do governo português em 2015 por meio de uma coalizão com a extrema-esquerda dentro da Assembleia Nacional. O acerto, considerado frágil pela opinião pública a ponto de ganhar o jocoso apelido de “Geringonça”, já dura um ano e meio. “Não há lições, nós sempre aprendemos uns com os outros”, pontuou.

Para o Brasil, Costa se limita a torcer pela recuperação rápida da economia. “Essa tem sido a história do Brasil desde sempre. Portugal tem grande confiança e esperança no futuro do Brasil”, disse.

De acordo com o premiê, as empresas portuguesas estão bastante interessadas na retomada do crescimento do Brasil e desejam ampliar a presença no País. “Elas estão cá, trabalhando no setor da construção, de energia e tecnologia”, observou Costa. “O Brasil sabe que tem sempre o apoio de Portugal e os brasileiros podem sempre contar com os portugueses.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes