Sem reformas, País talvez estivesse caminhando para uma moratória, diz Maia

Para uma plateia composta por dezenas de prefeitos de vários Estados, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ressaltou a importância de se aprovar as reformas encaminhadas pelo governo ao Congresso Nacional. O discurso de Maia ocorreu na abertura da XX Marcha de Prefeitos realizada em Brasília.

A ampliação do diálogo com os prefeitos é uma das estratégias que deverá ser reforçada nesta semana pelo governo para diminuir as resistências nas bases eleitorais dos parlamentares às reformas discutidas atualmente no Congresso.

Newsletter RD

“O que nós precisamos e estamos tentando implementar é reorganizar as contas publicas, fazer um ajuste na Previdência… acreditamos que as reformas vão acabar com distorções importantes”, ressaltou o deputado, destacando que sem as reformas talvez o País estivesse caminhando para uma moratória.

“A Previdência será insolvente em curto prazo se nada for feito”, emendou ao reforçar a que a aprovação das reformas terão impacto na vida da população em geral.

No discurso, Maia ressaltou ainda as distorções ocorridas desde a Constituinte de 1988 referentes às criações de programas que impactam os orçamentos municipais e a necessidade da discussão, após a aprovação da Previdência, de uma reforma tributária. “Para que a gente possa pensar depois um pacto federativo de verdade e uma reforma tributária de verdade”, disse.

Vetos

Com a palavra, o vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), destacou a possibilidade de se avançar numa negociação para se derrubar os vetos realizados na reforma do Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS). A reforma fixa em 2% a alíquota mínima do imposto e amplia a lista de serviços alcançados pelo ISS. O principal veto é sobre a arrecadação do ISS no local de consumo do serviço.

“Provavelmente teremos sessão do Congresso para discutir possibilidade de derrubada de veto do ISS… poderemos ter discussão da origem e destino deste imposto”, disse o tucano. “A distorção precisa ser corrigida com muita urgência; pode ser o primeiro e modesto passo em relação a reforma tributária”, emendou.

Segundo o tucano, o Senado Federal também “vai ajudar a socorrer, acudir e salvar as prefeituras”.

Antes dos discursos de Maia e Lima, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, anunciou apoio da entidade à reforma da Previdência.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes