Estudantes continuam sem receber material e uniforme

Foto enviada por Jacqueline Pereira, de São Bernardo, onde filho está sem novo uniforme

Passados quase três meses do início do ano letivo boa parte dos alunos das redes municipais da região continuam com problema para receber o kit escolar – material e uniforme. Com isso, os estudantes são obrigados a utilizar os antigos, alguns já rasgados, ou irem para escola com a roupa de casa.

Em Santo André a distribuição é problema desde 2013. A entrega de uniformes de verão começou em fevereiro, mas ainda não atingiu toda a rede de 33 mil alunos. Caroline Bignani tem dois filhos matriculados na Escola Municipal de Educação Infantil (Emeief) Professora Evangelina Jordão e reclama que ambos ainda não receberam uniformes de verão.
A mãe conta que todos os pais assinaram solicitação dos uniformes, mas até agora somente algumas crianças receberam e cada um se vira como pode. “Preciso de um uniforme 4 e o outro 6, mas até agora não recebi, e nem previsão de entrega a escola passou. É complicado, porque além de segurança, economizaríamos com as roupas de casa”, conta.

Newsletter RD

Barbara Pietra, que possui dois filhos matriculados na Emeief Ayrton Senna, conta que recebeu os uniformes de verão, mas reclama da qualidade e do tamanho das peças. “Os uniformes são estranhos, a camiseta é pequena e a bermuda é enorme com qualidade ruim. Meu filho usou a bermuda uma vez e ela já abriu, vou ter de mandar arrumar”, reclama. A falta de uniformes de verão também é reclamação de mães nas escolas Profª Sueli Leal Barros e Emeief Profº Antonio Virgílio Zaniboni.

Inverno

Quarta-feira (19) a Prefeitura de Santo André entregou os primeiros kits de inverno, em duas unidades: na Emeief Januz Korczak, no Valparaíso; e Emeief Profa. Maria Cecília Dezan Rocha, na vila Sá. O Paço avisou que a ação marca o início do processo de distribuição da calça comprida e do agasalho para os cerca de 33 mil alunos da rede, que estava previsto somente para começar em maio, mas não estipula o prazo de cobertura em todas as escolas.

São Caetano às moscas

A qualidade das peças do ano passado e a falta de entrega de uniformes é assunto também em São Caetano. Darlete Luiza diz que a filha, que está no sétimo ano, vai para o EMEF Ângelo Raphael Pellegrino com os uniformes de 2016 curtos e rasgados. “A calça sempre abre no meio, porque a qualidade do material é muito ruim. Quanto aos novos, a escola sempre nos diz que depende de uma licitação e nós continuamos aqui, esperando”, reclama.

Outra mãe, Silvana Souza Azevedo, conta que na EMEF Elvira Paolilo Braido também não foi entregue nem material nem uniforme escolar. “Estamos às moscas”, resume. Letícia Santos diz que na EMEF Oscar Niemeyer os alunos precisam adquirir uniformes e kits escolares por conta própria. “Somos obrigados a comprar, já que a Prefeitura não entrega”, diz a mãe. Além destas, as Escolas Municipais Infantis José Auricchio, Antonia Capovilla Tortorello, EMEF Luiz Olinto Tortorello, Emei Francisco Falzarano e a Escola Municipal Leandro Klein também não receberam o kit.

Mães em São Bernardo pedem até doação

Em São Bernardo, Jaqueline Lima Pereira reclama não só da falta de uniformes, mas da qualidade do material e dos uniformes entregues no ano passado na EMEB Professora Jandira Maria Casonato. “Ano passado meu filho recebeu o kit escolar após as férias de julho e o material era uma porcaria. As calças de frio tiveram de ser receber tiras de couro porque estava rasgando nos joelhos”, conta. “Ninguém sabe dizer quando serão entregues os kits deste ano, mas isso já é rotina quando se trata de São Bernardo”, reitera.

As escolas EMEB Ari Lacerda Rodrigues, Céu Maria Luiza de Farias, EMEB Aldino Pinotti, Emeb Karolina Zofia Lewandowska, EMEB Escritor Júlio Atlas e EMEB Pastor Roberto Montanheiro continuam sem entregar os uniformes e material escolar deste ano para os alunos.

Enquanto isso, pais fazem campanhas, mutirões e bazares com doações de uniformes antigos para ajudar quem não recebeu e/ou tem roupas curtas para doar. Michele da Silva Farias soube pela internet o pedido de algumas mães e doou os uniformes antigos que já não serviam no filho. Paula Crocce Silva aproveitou a ação, arrecadou uniformes antigos de outras mães e doou para as crianças que estavam precisando. “Não temos qualquer informação de quando serão entregues os novos uniformes, enquanto isso temos que nos virar ajudar como dá”, comenta.

Prefeituras respondem

A Prefeitura de Santo André informou por meio de nota que devido à urgência na aquisição dos uniformes, a base de alunos matriculados utilizados como referência para a compra das roupas foi do início de 2016. Mas, no ano passado, houve entrega de novas unidades educacionais, além de ter sido registrada ampliação no número de matriculados em 2017. Outra dificuldade foi a mudança de numeração que muitas vezes não correspondiam ao que seria necessário e correto e os uniformes foram recolhidos para serem redistribuídos, menos de 2% deram problema. Informa ainda que nos próximos dias completará entrega dos uniformes de verão.

A Prefeitura de São Bernardo informou que desde o início do ano faz trâmites burocráticos para aquisição dos uniformes e a compra realizada em fevereiro tem o prazo de 60 dias para entrega. Ressalta ainda que o material escolar será adquirido através de adesão do município à Ata de Registro de Preços do FNDE, trâmite que está em andamento. Procurada, a Prefeitura de São Caetano não retornou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes