Brasil terá dose única da vacina contra febre amarela

Dose única ajudará os turistas (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (05), a dose única da vacina contra a febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação em todo o País. Anteriormente eram necessárias duas doses, sendo a segunda recomendada dez anos após a primeira.
A medida é válida a partir deste mês de abril e está de acordo com orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em 2014, quando a OMS recomendou a aplicação de dose única, o Ministério da Saúde, consultando as sociedades científicas, avaliou que os estudos ainda não eram suficientes para que fosse adotada a decisão da entidade, naquele momento. “A partir de agora, as pessoas que já tomaram uma dose, não precisam se vacinar mais contra a febre amarela ao longo da vida”, disse.
A dose única foi comemorada pelos viajantes, que são obrigados a tomar a vacina para obterem o Certificado Internacional de Vacinação e assim terem a permissão de entrar em mais de 150 países. A maioria dos países, que exigem o documento, está localizado na África e parte menos desenvolvida da Ásia, mas há também muitos vizinhos e destinos mais visitados entre brasileiros. Entre eles a Austrália, Bolívia, Panamá, Nicarágua, Venezuela, Cuba, Bahamas, China, Colômbia, Cuba, Egito, Polinésia Francesa, Índia, Indonésia, Paraguai, Cingapura, Jamaica, África do Sul e Tailândia.

Newsletter RD

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes