Fundação Pró-Memória de São Caetano terá Escola de Patrimônioe

São Caetano ganhará Escola de Patrimônio, que é o atendimento à comunidade pelo viés histórico-cultural.  O anúncio é de Charly Farid Cury, novo presidente da Fundação Pró-Memória em São Caetano. Em entrevista ao canal RDtv, o dirigente contou que a Fundação desenvolve a ação com o Instituto de Estudos Brasileiros, da Universidade de São Paulo. O IEB vai orientar a criação da escola, que  inicialmente será aplicada para vereadores, funcionários de Administração e interessados na área.

O objetivo será conhecer melhor o que realmente é patrimônio e o que deve ser preservado na cidade. São Caetano possui, atualmente, alguns patrimônios, porém somente o Museu Histórico, no bairro Fundação, está tombado e tem registro patrimonial. “É o único imóvel que tem esse registro”, diz ao acrescentar também os parques municipais. Cury ressalta que para criar cultura da preservação do histórico-cultura é preciso gerar conhecimento na sociedade e a Escola do Patrimônio é o caminho.

Newsletter RD

A decisão nasceu da discussão com outras duas cidades que possuem Fundação Pró-Memória no Estado de São Paulo, Indaiatuba e São Carlos, sobre o que pode fazer para preservar o patrimônio. “Indaiatuba é a única que tem escola”, afirma. Popularizar de forma direta as atividades, diversificar as atrações do complexo educacional e cultural e buscar parcerias público/privada para divulgar o trabalho da Fundação. Fundada em 1991, a Fundação trabalha para buscar conhecimento, preservar e valorizar o passado histórico da cidade.

Ao RDtv Cury também falou da missão desde janeiro à frente da Fundação, entidade que conta com estrutura formada pelo Museu Histórico Municipal, Centro de Documentação Histórica e pela Pinacoteca Municipal, além de endereços expositivos como o Espaço Verde Chico Mendes e a Casa de Vidro, esta um verdadeiro ateliê pedagógico. Aberta à população, a Casa de Vidro é hoje uma fábrica de papel, onde os visitantes podem em primeiro momento participar da fabricação de papel artesanal e depois usá-lo com quiser, como deixá-lo em exposição no local para outros visitantes.

Charly explica que cada presidente que esteve frente à Fundação manteve a tradição de preservar e criar registros da história e da memória da cidade, no entanto o calendário de ações ainda precisa ser popularizado para conhecimento da população. “A Pró-Memória tem uma representatividade muito grande na cidade”, reitera.

(Foto: Amanda Lemos)

Ainda dentro da programação da Fundação, há eventos como cursos, palestras, encontros e mesas-redondas, que reúnem pesquisadores, professores, críticos, artistas e instituições para área do patrimônio histórico, artístico e cultural.

Exposição Contraponto 

Na parte de exposições o pontapé é a mostra Contraponto, que vem provocar, questionar e desencadear um olhar perspicaz sobre a arte. A exposição, aberta até 3 de junho na Pinacoteca. São 56 obras, entre peças do acervo da instituição e trabalhos de artistas engajados com o contemporâneo. Fabiana Cavalcante, Nair Duarte e Valdo Rechelo são os curadores de Contraponto. A visitação é livre e gratuita, e pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

 

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes