Esperamos um “sim” à reforma da saúde na Câmara, diz Casa Branca

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, afirmou nesta quinta-feira em entrevista coletiva que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, espera um voto “sim” dos deputados à reforma da saúde defendida pelo Executivo nesta noite. “O número de deputados favoráveis tem aumentado a cada hora”, disse Spicer aos jornalistas.

O porta-voz do governo Trump fala após alguns deputados governistas dizerem que há um impasse entre os republicanos e que as lideranças do partido ainda não têm os votos necessários para garantir que o projeto avance. Spicer, por outro lado, disse que emendas importantes já foram feitas no projeto e que muitos republicanos já sinalizaram apoio à medida. Trump tem ressaltado que é fundamental aprovar a reforma na saúde para poder caminhar com outros itens de sua agenda, como o corte de impostos e regulações.

Newsletter RD

Spicer defendeu o projeto de Trump, já que na avaliação do governo o sistema de saúde atual, aprovado no governo do ex-presidente Barack Obama, restringe a escolha de médicos para muitas pessoas no país, com mais custos e menos opções para os cidadãos. “Queremos uma reforma que não aumente o custo para todos”, afirmou.

O porta-voz disse que deputados moderados irão à Casa Branca hoje para tratar de seu apoio à reforma. Deputados conservadores do grupo Caucus da Liberdade já se reuniram com Trump. Segundo alguns deles, não houve um acordo sobre a reforma nesse encontro. Spicer disse que este encontro foi um “passo muito positivo”, sem entrar em detalhes sobre esse ponto. A Casa Branca disse que foi feita uma “oferta final” aos deputados conservadores, que daria a eles mais garantias sobre as vantagens da proposta do governo.

O porta-voz da Casa Branca também criticou o comportamento dos democratas diante do juiz Neil Gorsuch, que é sabatinado por senadores para ter seu nome aprovado ou não para a Suprema Corte. Spicer criticou o comportamento dos democratas por retardar o processo de confirmação.

Spicer disse ainda que o ataque de ontem em Londres foi discutido na Casa Branca, mas não quis divulgar detalhes sobre essas conversas por questões de segurança.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes