MP vai investigar vazamento de duto de rejeitos da Vale em Ouro Preto (MG)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai instaurar um procedimento investigatório na 4ª Promotoria de Justiça de Ouro Preto para apurar as circunstâncias envolvendo o vazamento de um duto de rejeitos da Vale na mina de Fábrica, em Ouro Preto, que atingiu o Rio Itabirito. A investigação será realizada junto com o Centro e Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caoma).

Na terça-feira, 14, integrantes do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim), órgão integrante do Caoma, fizeram vistoria no local do acidente para averiguar a ocorrência de eventuais danos e ilícitos ambientais. Nos próximos dias o Nucrim/MPMG apresentará um relatório circunstanciado com os resultados da visita.

Newsletter RD

De acordo com o MPMG “todos os fatos serão devidamente apurados, bem como adotadas todas as providências legais cabíveis”.

A Secretaria de Meio Ambiente de Itabirito, onde fica o rio, já encaminhou um auto de infração à Vale em função do vazamento. A mineradora terá um prazo de 20 dias para apresentar sua defesa. É o segundo acidente envolvendo a mesma mina desde dezembro. A região do Estado é a mesma que foi atingida pelo desastre ambiental com a barragem da Samarco, em Mariana, em novembro de 2015.

De acordo com o auto, a poluição se apresentou nas formas de turbidez e assoreamento. No dia seguinte ao acidente, que ocorreu no domingo (12), o secretário fez uma vistoria nos dez pontos de monitoramento do curso d’água do rio.

Em dezembro o rompimento de um bueiro na mesma mina levou ao desmoronamento de parte da estrada de uma de suas cavas. Com isso foram liberados sedimentos que atingiram a unidade de Pires da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). No caso do vazamento do rejeitoduto a suspeita é de problemas de manutenção.

O problema foi identificado pela Vale na última segunda-feira. A empresa informa que o vazamento foi contido de imediato e que os esclarecimentos aos órgãos ambientais foram prestados no mesmo dia. A companhia diz ainda que todas as ações para mitigação já foram adotadas e que as causas do evento estão sendo apuradas.

A Vale garante que o vazamento foi de baixa magnitude, totalmente isolado, e não coloca em risco nenhuma das estruturas existentes no local. Além disso, afirma que nenhuma captação de água para consumo humano foi comprometida na região.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes