Trump sugere que pode desfazer acordo com Austrália sobre refugiados

O presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu nesta quinta-feira que poderá desistir de um acordo com a Austrália para receber 1.250 refugiados. Em tuíte publicado durante a madrugada, Trump disse que irá estudar o que chamou de “acordo tolo” para receber “imigrantes ilegais da Austrália”.

A postagem veio cinco dias depois de Trump conversar por telefone com o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, sobre o acordo. A discussão se deteriorou desde então, segundo pessoas com conhecimento do teor da ligação.

Newsletter RD

O antecessor de Trump, Barack Obama, havia fechado um acordo com a Austrália para transferir 1.250 pessoas de centros de detenção de ilhas do Pacífico para os EUA. A maioria desses refugiados é do Irã, mas alguns são do Iraque e da Somália, três de sete países de maioria muçulmana dos quais os EUA deixou de receber imigrantes temporariamente desde a semana passada.

Turnbull desejava que o acordo com Obama fosse honrado por Trump e o republicano deixou o assunto em aberto, disse uma fonte.

Duas autoridades do governo australiano com conhecimento da conversa relataram que Trump “intimidou” Turnbull e encerrou a conversa abruptamente.

No tuíte de hoje, Trump insinuou pela primeira vez que poderá desfazer o acordo. “Dá para acredita? A administração Obama concordou em receber milhares de imigrantes ilegais da Austrália. Por quê? Eu vou estudar esse acordo tolo!”, disse o presidente na postagem.

Ainda não se sabe o motivo de Trump ter se referido a “milhares”, uma vez que o acordo prevê a transferência de 1.250 refugiados.

Trump e Turnbull falaram no último sábado, após o republicano já ter conversado com vários outros líderes mundiais. Segundo a Casa Branca, a ligação foi curta e durou 25 minutos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes