Marinho autoriza construção de novo hospital em São Bernardo

Faltando um mês para deixar o comando da prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) assinou nesta terça-feira (30) a ordem de serviço para início das obras do novo Hospital de Urgência, que vai substituir o Pronto-Socorro central.

Orçado em R$ 107,4 milhões, o hospital será construído com empréstimo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e deve ser concluído em dois anos. O valor não inclui aquisição de equipamentos.

Newsletter RD

O evento que marcou a assinatura ocorreu em clima de despedida e reuniu parte do secretariado do governo petista, que chega ao fim em 31 de dezembro. Entre os presentes estava o candidato governista derrotado na eleição, Tarcísio Secoli (PT).

Para marcar o início das obras, Marinho utilizou uma marreta para derrubar pedaço de um muro na área onde será instalado o hospital.

Sem citar o nome do prefeito eleito Orlando Morando (PSDB), Marinho afirmou que seu sucessor não poderá acusar o atual governo de ter deixado herança negativa para o ano que vem.

“Não vai caber o discurso fácil de que o Marinho desorganizou as finanças da cidade, que não deixou o orçamento preparado, que o Marinho isso ou aquilo. E não vai caber o discurso que não vai dar para realizar essa obra”, afirmou o prefeito de São Bernardo.

A secretária de Saúde de São Bernardo, Odete Gialdi, ressaltou que a atual gestão deixou tudo encaminhado para o futuro governo prossiga com o investimento. “Mão há motivo para a obra não ter continuidade”.

Características

O novo hospital vai ter sete andares e 226 leitos. Será construído em espaço ao lado do Pronto-Socorro central que não está sendo utilizado no momento. Ou seja, as obras não vão interferir no funcionamento do PS, que será desativado somente quando o Hospital de Urgência estiver pronto.

O primeiro aporte do empréstimo do BID será no valor de R$ 16 milhões e deve ser depositado nos cofres municipais na primeira semana de dezembro. O montante será suficiente para tocar a construção até pelo menos o primeiro semestre de 2017. O restante da verba será disponibilizada de acordo com o andamento da obra.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes