Começou a funcionar na semana passada o novo aplicativo da Ouvidoria de Santo André, criado com o objetivo de facilitar a comunicação dos munícipes com o órgão. O app é fruto de uma parceria com alunos da Fundação Santo André.
Em entrevista ao RDTv, o ouvidor José Luiz Ribas Júnior falou da importância da tecnologia para auxiliar o atendimento aos moradores da cidade.
“Vamos utilizar a tecnologia ao nosso favor, para otimizar o trabalho e com contato com a Fundação Santo André começamos a desenvolver o app, algo fácil que as pessoas pudessem compreender e que não alteraria em nada os procedimentos da ouvidoria”.
A principal função da Ouvidoria é ajudar munícipes a resolver demandas ou reclamações que já foram feitas à Prefeitura mas que não tiveram a resposta adequada. O órgão reforça o pedido junto à administração municipal e depois comunica o resultado ao cidadão.
“[A Ouvidoria] pode ser acionada para sugestões e reclamações e para as reclamações é como se fosse um canal de recursos. Então primeiro todo serviço prestado pela prefeitura e autarquias cabe reclamação ou sugestão na ouvidoria”, explica José Luiz Ribas Júnior. A Prefeitura tem 20 dias úteis para responder a demanda da Ouvidoria.
A parceria com a Fundação Santo André foi essencial para tirar a ideia do app do papel. “Fui atrás da Fundação Santo André, o professor gostou da ideia e em sala de aula ele lançou um desafio para a turma do 3º ano em fazer o aplicativo. No outro dia, três alunos já tinham montado um croquete do aplicativo, encarou o desafio e agora está aí”, conta Ribas.
Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para aparelhos com sistema operacional Android. Os alunos responsáveis pela elaboração do app trabalham para criar também a versão para sistema iOS. Para baixar basta fazer uma busca por “Ouvidoria de Santo André” na Play Store.
Canais
O aplicativo vem se somar a diversos canais de comunicação disponibilizados pela Ouvidoria. A população pode fazer reclamações na sede da ouvidoria, localizada na rua Dr. Cesário Mota, 58, nos postos SIM da Prefeitura nas terças-feiras, e também através do telefone 4437-1150 ou pelo site www.ouvidoria.santoandre.sp.gov.br. No site do órgão também estão disponíveis os endereços de atendimento da ouvidoria itinerante – iniciativa para levar o atendimento a diversos locais da cidade.