Agressões covardes

O caso da professora agredida em escola localizada na divisa de Santo André com a capital paulista reacende o alerta para o risco crescente que docentes têm enfrentado nos últimos anos. O crime, cometido por um aluno de 17 anos, não pode ser encarado como algo isolado – sob o risco de novas agressões acontecerem.

Não é de agora que a falta de segurança se somou à extensa lista de problemas enfrentados todos os dias por docentes de todo o país. As agressões fazem parte de um contexto amplo de desrespeito aos professores, que envolve falta de investimentos na educação, desvalorização da categoria e impunidade.

Newsletter RD

Casos de violência contra professores têm se proliferado em escolas públicas de todo o país sem que nada seja feito. É natural que, diante de um cenário tão desfavorável, a quantidade de pessoas que pretendem seguir a carreira na educação pública diminua.

Qual será a punição ao estudante que fraturou a costela da professora de matemática Daniela Nicolau, levando a mesma a ser internada até com hematomas na cabeça? Alguma dúvida que o aluno, menor de idade, sairá impune desse crime?

Vale o registro, por outro lado, do exemplo positivo demonstrado por alunos da mesma escola, que homenagearam a professora e condenaram com veemência o crime. Que as medidas necessárias sejam tomadas para que agressões como essa não voltem a acontecer.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes