Espetáculo ‘Yentl’ discute feminismo com humor

A atriz Alessandra Maestrini recebe inúmeros pedidos de fãs para montar o musical “Yentl”, baseado no filme consagrado por Barbra Streisand. Ela tem o mesmo desejo, mas, enquanto não pode viabilizar a produção, Alessandra criou o espetáculo “Yentl em Concerto”, que volta em cartaz nesta segunda-feira, 14, no Teatro Porto Seguro. Lá, ela fica em cartaz sempre às segundas, até 5 de dezembro.

Como o próprio título indica, trata-se de uma bela homenagem ao filme “Yentl”, interpretado e dirigido por Barbra Streisand em 1983 e que garantiu o Oscar de melhor trilha original, para Michel Legrand.

Newsletter RD

A trama mostra o drama de uma jovem judia que, disposta a alcançar uma educação à altura de seu talento, é obrigada a se travestir de homem para ser aceita em uma instituição de ensino reservada a rapazes. “Apesar de o filme ser dramático, meu espetáculo traz muito humor, pois essa é a visão que tenho de Yentl: quando assisti, não conseguia parar de rir”, contou Alessandra à reportagem em março, quando o espetáculo fez uma nova temporada.

A apresentação nasceu em um momento prosaico – antes do início de cada apresentação de “Draman Jazz”, Alessandra aquecia a voz e buscava a concentração cantando músicas que não estavam no repertório. Logo, ela notou que recorria sempre às canções eternizadas por Barbra Streisand e, à medida que emendava uma música na outra, percebeu que preparava informalmente um novo espetáculo.

Empolgada, pensou em montar a versão musical do filme, mas o alto custo dos direitos autorais a fez mudar de ideia. Até que, ao receber um convite do Centro da Cultura Judaica para apresentar um projeto, Alessandra costurou os números que apresentava para si mesma, acrescentou o humor que lhe é peculiar e entregou sua versão de “Yentl”, que se tornou uma variação entre stand up e concerto, combinação que alcançou incrível sucesso, igualando-se a “Draman Jazz”. Afinal, com as questões femininas se impondo, o trabalho tornou-se ainda mais atual.

YENTL EM CONCERTO
Teatro Porto Seguro. Alameda Barão de Piracicaba, 740. Tel.: (011) 3226-7300. 2ª, 21h. R$ 60 / R$ 80. Até 5/12

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes