Descaso com vidas

O descaso do poder público com a saúde dos brasileiros continua colocando em risco milhares de vidas em todo o País. O exemplo mais recente dessa irresponsabilidade diz respeito ao fornecimento de um dos medicamentos para tratamento de mieloma múltiplo, um tipo raro de câncer que atinge ossos e sangue.

Pacientes estão diante de uma situação desesperadora: a talidomida, necessária para manter a doença sob controle, está em falta, o que vai prejudicar o tratamento de muitos brasileiros. O Ministério da Saúde, responsável por adquirir os remédios, até o momento não apresentou uma solução para o problema.

Newsletter RD

Mais do que um mero problema burocrático, a falta de distribuição do remédio é um crime. Um certificado de incompetência que pode custar vidas. Para pacientes que dependem desses medicamentos, ter acesso ao tratamento pode ser a diferença entre viver e morrer.

Some-se a isso o fato de o tratamento contra o câncer no Brasil apresentar obstáculos que não existem em outros países. Medicamentos avançados que estão disponíveis no Exterior demoram anos para ser disponibilizados por aqui.

A insensibilidade dos responsáveis pela saúde no Brasil parece não ter limites. A falta da talidomida é apenas mais um item na série de pedras no caminho que os pacientes enfrentam. Está na hora de mudar esse quadro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes