Fischer/Fed: decisão de manter os juros na reunião de setembro foi “por um triz”

O vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Stanley Fischer, afirmou neste domingo que a decisão de manter as taxas de juros na faixa de 0,25% a 0,50% na reunião de setembro da autoridade monetária foi “por um triz” e disse esperar apenas “aumentos graduais” no futuro.

Segundo Fischer, o mercado de trabalho tem se recuperado mais lentamente do que visto, historicamente, após recessões anteriores e, além disso, a inflação tem subido muito devagar para a meta de 2% do Fed. Para ele, foi essa combinação de fatores que fez os dirigentes decidirem esperar para elevar os juros.

Newsletter RD

“Com o mercado de trabalho sendo preenchido num ritmo mais lento do que nos anos anteriores, o espaço contínuo para melhoras no mercado de trabalho, e a inflação abaixo da meta, nós escolhemos esperar por novas evidências de progresso em direção aos nossos objetivos”, disse Fischer em discurso.

“Nossa decisão foi por um triz e deixar os juros inalterados não reflete falta de confiança na economia”, reiterou.

Olhando para o futuro, o vice-presidente do Fed disse que não prevê a necessidade de elevações altas. De acordo com Fischer, as taxas neutras reais de juros – a taxa na qual o mercado de trabalhando está funcionando a pleno vapor e a inflação está baixa e estável – caíram, o que significa que a política monetária do Fed agora é “moderadamente acomodatícia”.

“Parece haver pouco risco de ficar atrás da curva no futuro próximo, e aumentos graduais dos juros provavelmente serão suficientes para levar a política monetária a uma posição neutra nos próximos anos”, disse Fischer.

Ainda assim, Fischer não discutiu quando essas elevações de juros vão acontecer. A expectativa de alguns dirigentes é de que haja uma alta até o fim do ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes