Sindicato diz que 1.470 trabalhadores aderiram ao PDV da Embraer

A Embraer divulgou nesta quinta-feira, 15, o número de adesões ao Plano de Demissão Voluntária (PDV), encerrado na véspera, informa o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Conforme a entidade, 1.470 trabalhadores aderiram ao plano, sendo que deste total entre 600 e 700 são metalúrgicos de São José dos Campos (SP).

Em nota o sindicato, filiado à CSP-Conlutas, diz que mantém seu posicionamento contrário ao PDV. “As demissões são desnecessárias e fruto da política da desnacionalização da Embraer e do envolvimento da empresa num caso de corrupção investigado pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro”, afirma a entidade.

Newsletter RD

O sindicato informa que já deu início a uma campanha em defesa do emprego, cobrando inclusive dos governos federal, estadual e municipal medidas que barrem o processo de demissão. “Reafirmamos a reivindicação da categoria, por redução da jornada para 40 horas semanais e estabilidade no emprego”, diz na nota.

Em São José dos Campos, onde está instalada a matriz da Embraer, os trabalhadores já aprovaram em assembleia, realizada dia 18 de agosto, um plano de lutas contra as demissões, lembra o sindicato. “Os trabalhadores defendem que a empresa pare com o processo de transferência de parte da produção para o exterior e que os acionistas arquem com a possível multa de US$ 200 milhões referente ao caso de corrupção investigado pelo Ministério Público Federal do Rio de janeiro”, diz a entidade. (

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes