O professor Marco Gregori, diretor-geral do Colégio Anchieta, disse em entrevista o RDtv, que a educação brasileira precisa “mudar de rota”, sendo que a formação de cerca de 90% dos professores são baseadas em um sistema educacional do século 20, que, por sua vez, traz inspiração do século 19.
“Existe muitos educadores valorosos que têm uma visão de abertura. E para eles essa mensagem é bem clara. Eles estão inovando e estão revolucionando a educação. É obvio que o educador, por amar a educação, deve estar propenso e aberto à mudança. Isso faz parte do DNA de um bom educador”, afirma.
Gregori dá ênfase à fraca classificação do Brasil em diversos rankings relacionados à qualidade da educação. “Se você pegar todos os rankings educacionais do Brasil, […] em todos eles o Brasil é comparado com países africanos. Na América Latina, o Brasil está abaixo de países como a Argentina, Colômbia, Peru, inclusive Paraguai”.
Para o diretor, a educação de hoje não precisa de muita teoria, mas sim de prática, além disso, a escola precisa acompanhar os avanços tecnológicos e comportamentais dos alunos, e não o contrário. “A escola tem que se adequar. Não é o aluno que tem que se adequar a escola. […] Não pode mais o ensino médio ficar focado no Enem e no vestibular”, explica.
Prestes a completar 50 anos, o colégio Anchieta tem atualmente cerca de 500 alunos no ensino fundamental 1 (1ª a 5ª série), 400 alunos no ensino fundamental 2 (6ª a 9ª série) e 600 estudantes do ensino médio e técnico. “O colégio Anchieta tá refletindo um grande movimento educacional que tá acontecendo no mundo inteiro. Na verdade, a educação hoje está sendo muito questionada”.
Ainda segundo o diretor, o mercado de trabalho não está adequado às necessidades e até às habilidades que se exigem hoje para as pessoas que vão para o mercado de trabalho. “Isso vem desde o ensino superior, mas também reflete uma deficiência das habilidades da educação básica. Então, a educação básica, como celeiro de pessoas, tem a função de trabalhar também os jovens para o mercado de trabalho. E depois no ensino superior eles vão se aperfeiçoar”.
O Colégio Anchieta foi fundado em 1966 e teve em seu início a 1ª série ginasial, seguida do Curso Técnico em Química e Ensino Básico.