Tarcisio diz que dará continuidade aos projetos de Marinho

O pré-candidato a prefeito de São Bernardo pelo Partido dos Trabalhadores, Tarcisio Secoli, diz que, caso eleito, dará continuidade a muitos projetos iniciados pelo atual prefeito, Luiz Marinho (PT). Em entrevista ao RDTv, o político enalteceu a importância do projeto Drenar, que pretende acabar com as enchentes em vários pontos da cidade, principalmente na região central.

O pré-candidato deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos e Coordenação Governamental há cerca de dois meses para dedicar-se a elaborar plano de governo e visitar bairros da cidade. O afastamento se deve à legislação eleitoral, que determina a desincompatibilização do cargo de secretário no prazo de quatro meses antes da disputa municipal.

Newsletter RD

Mesmo longe da secretaria, ele diz que se mantém informado sobre o andamento dos serviços e que todas as obras do Drenar estão dentro do cronograma. “Vivaldi e Demarchi são dois bairros que as obras já estão terminadas, encerradas, todo o trabalho já foi feito. Já teve muita chuva esse ano e de fato nenhum problema grave. No Vivaldi e no Demarchi teve chuva de mais de 60mm que historicamente daria enchente e coisa do tipo, e não tivemos”, explica.

O Drenar tem verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é orçado em R$ 600 milhões, sendo que cerca de metade deste valor foi destinado a intervenções no Centro. O principal equipamento a ser entregue do projeto é o Piscinão do Paço. “O túnel feito em baixo da rua Jurubatuba de fato é difícil para as pessoas verem, está a 20 metros de profundidade, tem 230 pessoas trabalhando lá todos os dias, 24 horas por dia para dar conta dos prazos”, diz.

Questionado sobre se sua experiência como secretário o ajudou a ser conhecido nas ruas, Tarcisio afirma que no primeiro mandato ele, como secretário, fez um governo de mais burocracia do que de rua. “As obras que estão sendo feitas são extremamente necessárias e úteis. Então isso eu pude no primeiro mandato verificar e acompanhar. No segundo mandato eu fui para rua para fazer dois grandes projetos, que era o Drenar como nós já falamos e a coleta seletiva que é um projeto importantíssimo para o futuro da cidade”.

A coleta seletiva está implantada em toda a cidade. Os caminhões das coletas passam duas vezes por semanas nas ruas para recolher os matérias a serem reciclados. “O que precisa é mais gente se incorporar nisso e fazer a reciclagem, separar. Então isso aqui me obrigou, até para debater isso na cidade, ir para todos os cantos discutir com muita gente”.

Segundo o ex-secretário, as constantes reuniões com munícipes sobre intervenções relacionadas às obras o ajudou a ser mais conhecido em São Bernardo. “Então eu já estava nesse processo de aproximação e de contato muito grande com nossa população, andando por todos os bairros de nossa cidade, agora só se intensificou. Só que a partir do momento que vem minha pré-candidatura eu começo a participar mais, visitar mais, encontrar mais pessoas”, diz.

Futuro da cidade

O pré-candidato acredita que o governo de Marinho não encerra um ciclo, pois a preocupação do governo sempre foi planejar a cidade para os próximos 40 anos. Ele exemplifica com a execução de três corredores de ônibus, sendo que estão projetados mais nove para o futuro. “Mesmo que tivéssemos todo recurso do mundo não dá para começar 12 corredores ao mesmo tempo. […] Temos etapas que tem ser cumpridas e tem que ser realizadas”, diz.

Sobre as dificuldades financeiras da Prefeitura, Tarcisio alega os gastos foram bem pensados. “Nós estamos gastando em educação, saúde e habitação das pessoas e mobilidade, que é o que precisa. Eu não consigo ver gasto melhor do que esse. Agora óbvio que nós temos uma situação de crise e de queda da atividade econômica e uma cidade industrial sofre mais”.

Tarcisio nunca disputou nenhum cargo eletivo. Seus principais adversários são Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB). No momento Manente é deputado federal e Morando ocupa uma vaga na Assembleia Legislativa. (Colaborou Anderson Afonso)

Foto: Caíque Alencar
Foto: Caíque Alencar

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes