O comércio está animado com o Dia dos Pais, 14 de agosto. As vendas começam a dar sinais positivos, ainda há estoque de artigos de inverno e a data costuma movimentar o caixa. Há lojista que aposta num resultado até 15% melhor em relação ao ano passado. Mas, a exemplo do Dia das Mães e Dia dos Namorados, as campanhas são econômicas. Ao invés do sorteio de carros e cruzeiros, as estratégias vão fisgar o consumidor com mimos, chamamos experiências, que agradam o presenteado duas vezes e custam menos.
É o caso do Mauá Plaza, que adquiriu três mil ingressos para o show dia 20 das bandas Paralamas do Sucesso e Cidade Negra, no Clube Aramaçan, em Santo André. A cada R$ 250 gastos nas 250 lojas (exceto o Hipermercado Extra), até 14 de agosto, o cliente ganha um bilhete. O modelo foi sucesso no Dia das Mães, quando o shopping conseguiu aumento de 12% nas vendas sobre a mesma data em 2015.
Com o Dia dos Pais, a expectativa é vender 9,8% a mais sobre o mesmo período do ano passado. Ariane Oliveira, gerente de Marketing, diz que o shopping vem na contramão da crise. “Uma das nossas estratégias para ganhar ritmo é oferecer experiência cultural”, conta Ariane, que se orgulha de estar praticamente com todos os espaços físicos em operação.
A Charleville, loja especializada na moda masculina, em Santo André, é outra que está otimista com as vendas para o Dia dos Pais. José Aparecido Muniz, gerente da casa, estima que o movimento seja 15% melhor em relação à mesma data em 2015. “Temos fabricação própria, bons preços e uma clientela bem forte”, afirma. A casa trabalha, principalmente, com ternos e camisas, estas a partir de R$ 59,90 (manga longa) e R$ 49,90 (manga curta). ”Nossos ternos custam entre R$ 135 e R$ 320 e o dono da roupa ainda ganha a barra feita”, diz.
Cautela
Em Rudge Ramos, São Bernardo, as lojas Tacha Magazine e R49, apostam em calçados com preços mais baixos. “É a quarta data de vendas para o varejo, mas o consumidor ainda está cauteloso”, explica Luiz Diogo Júnior, diretor, que oferece sapatênis a partir de R$ 59,90 e chinelos desde R$ 29,90.
No ParkShoppingSãoCaetano, a cada R$ 300 em compras nas lojas participantes da promoção do Dia dos Pais, os clientes ganham um cupom para concorrer a dois vales-viagens, no valor de R$ 25 mil, cada, e ainda uma almofada de pescoço. Já o Metrópole, em São Bernardo, optou por cartões-postais gigantes e personalizáveis, com ilustrações do artista Sergio Filho, para os filhos presentearem os pais. Uma oficina montada próximo à entrada do shopping, com materiais de papelaria, aguarda os filhos a embarcarem na atividade.
Na Coop, a aposta é nos pais que gostam de cerveja, tecnologia, um bom vinho e de cozinha. “Aqui é possível encontrar vários tipos de presentes para o Dia dos Pais, além de todos os ingredientes para o almoço especial”, avisa Luana Adolfo, analista de Marketing, que espera crescimento em torno de 8,5% em relação ao mesmo período do ano anterior na parte de alimentos, bebidas, perfumaria e portáteis vendidos na rede de supermercado.