Ricardo Alvarez: “É possível abaixar tarifa de ônibus sem perder qualidade”

O professor universitário Ricardo Alvarez foi o nome escolhido pelo PSOL de Santo André para disputar a corrida pelo comando da Prefeitura neste ano. Ex-vereador, Alvarez propõe mudanças na relação do município com as empresas de ônibus e acredita ser possível reduzir o preço da passagem.

Uma das principais bandeiras do PSOL andreense tem sido justamente a abertura das planilhas do transporte público, com o objetivo de trazer à luz os reais custos do sistema. A avaliação do partido é que o preço cobrado dos passageiros tem levado as empresas a obter lucros exorbitantes.

Newsletter RD

“Entendemos que a mão do município sobre o transporte público aqui em Santo André tem que aumentar. Hoje, o transporte público é dominado pela iniciativa privada sem nenhuma fiscalização do poder público, porque existe um vínculo completamente promíscuo entre os interesses dos empresários de ônibus e a Prefeitura”, afirma o pré-candidato, em entrevista ao RDtv.

Na avaliação de Alvarez, o preço da tarifa embute um valor que nada tem a ver com aumento de custos de operação das linhas.

“Parte do valor pago é do transporte mesmo, custo do pneu, óleo diesel, administração, investimentos e outros gastos, mas a outra parte da tarifa, o preço é político. Você que anda de ônibus está pagando uma parte do preço administrativo e outra parte é o preço político. Portanto, isso levaria uma redução do custo da tarifa, sem perda de qualidade. Isso é absolutamente possível fazer, basta o prefeito falar grosso”, afirma.

Alvarez foi vereador em Santo André pelo PT por dois mandatos. Filiou-se ao PSOL em 2005 e foi candidato a deputado federal na eleição de 2014. Tentou ser eleito prefeito de Santo André pela última vez em 2008.

Relação com a Câmara e avaliação de governo

RICARDO-ALVAREZ
Ricardo Alvarez será candidato a prefeito de Santo André pelo PSOL (Foto: Pedro Diogo)

A redução da máquina pública está nos planos de Alvarez caso vire prefeito de Santo André. De acordo com o pré-candidato do PSOL, os números ainda não estão fechados, mas ele estima corte de aproximadamente metade das secretarias, além de 80% dos cargos comissionados.

A intenção é também alterar a relação do Executivo como Legislativo. “Nossa lógica é criar uma outra relação. Para nós, não vai ter cargo de comissão indicado por vereador, não. Com minha experiência de vereador, queremos estabelecer outra relação com o Parlamento, valorizar o Parlamento, elevar a condição do Legislativo”, afirma. “O Executivo tem que ter no legislativo um parceiro independente”.

Questionado pelo RDtv, Ricardo Alvarez atribuiu nota ao governo Grana. “Tenho um apreço pessoal [pelo Grana], como pessoa eu daria 10, pois como pessoa sempre me dei muito bem com ele. Agora como gestor público, daria 3. Faltou um plano para a cidade, um projeto, essa é a grande perda para o município de Santo André, pós governo Celso Daniel”.

Vice e convenção

O PSOL de Santo André escolheu a arquiteta Tatiana Landi como pré-candidata a vice na chapa de Ricardo Alvarez. O lançamento da pré-candidatura vai acontecer em 17 de julho. Tatiana vai disputar eleição majoritária pela primeira vez e fará campanha grávida.

“Temos não somente uma mulher como vice, mas sim uma mulher que será mãe pela primeira vez, uma vice batalhadora que irá trabalhar na campanha, no emprego dela na iniciativa privada, e será mãe após a campanha”, afirma Alvarez.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes