Papel do Reino Unido na Otan não muda após Brexit, diz secretário-geral

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse hoje que a inesperada decisão dos britânicos de votarem a favor da saída União Europeia, durante o plebiscito de ontem, não muda o papel do Reino Unido na aliança militar.

Como resultado da votação, diz Stoltenberg, a Otan se tornará “mais importante” do que nunca como plataforma de cooperação na Europa. Ainda segundo ele, o Reino Unido continuará sendo “um forte e comprometido aliado da Otan”.

Newsletter RD

“Uma Otan forte, unida e determinada continua sendo um pilar essencial de estabilidade em um mundo turbulento e uma importante colaboradora para a paz e segurança internacionais”.

O resultado do plebiscito britânico vai dificultar os esforços de Stoltenberg para fortalecer a aliança entre a UE e a Otan. Em comunicado, porém, Stoltenberg disse que a aliança mantém o compromisso de ampliar a cooperação.

“Na Cúpula de Varsóvia, em junho, iremos aumentar a cooperação, porque juntos somos mais eficientes em garantir nossos valores em comum e manter nossos países seguros”, afirmou o chefe da Otan. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes