Indústria paulista corta 7,5 mil empregos em maio e 41 mil no ano, diz Fiesp

A indústria paulista eliminou 7,5 mil vagas em maio para um patamar 0,33% menor do que em abril de 2016, em cálculos sem ajuste sazonal, e 0,57% mais baixo, com ajuste sazonal. No ano, a diminuição foi de 1,79%, com um total de 41 mil empregos fechados. Frente a maio de 2015, o recuo foi de 9,73%, marcando a 56ª queda consecutiva mensal nessa base de comparação. Os dados são do Indicador de Nível de Emprego da Indústria Paulista, divulgado nesta terça-feira, 17, pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).

Conforme a Fiesp, em nota, não há nenhum sinal de uma retomada de emprego no Estado. O gerente do Depecon, Guilherme Moreira, informou que a perda de vagas em maio foi ruim, no entanto, não é o pior maio da série e está abaixo das demissões registradas no início do ano no setor. “Janeiro, que é um mês em que normalmente se contrata, tivemos 14,5 mil demissões e em fevereiro, 13 mil”, explicou. A projeção deste ano, de eliminação de 165 mil vagas de trabalho, foi mantida. Em 2015, as demissões totalizaram 235,5 mil vagas.

Newsletter RD

Ainda de acordo com Moreira, apesar da esperança de que o ritmo das demissões perca força, ainda não será suficiente para que se parem as demissões este ano. “O índice de confiança do empresariado tem melhorado, mas transformar isto em contratações leva um bom tempo ainda, porque o emprego é a última variável a reagir. Primeiro retoma a produção, o investimento, e por último será o emprego”, disse.

Dos 22 setores pesquisados, 16 registraram queda no índice de emprego em maio, enquanto cinco tiveram alta e um ficou estável. Dos setores que mais registraram queda nos postos de trabalho estão Confecção de Artigos de Vestuário e Acessórios (-1,519 mil postos); Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (-1,330 mil postos) e Produtos de Borracha e Material Plástico (-1,043 mil postos). O destaque das contratações ficou para os setores Produtos Alimentícios (852 postos de trabalho), Produtos Diversos (243 postos) e Coque, Derivados de Petróleo e Biocombustíveis (180 postos).

Na análise por regiões, 12 tiveram crescimento do nível de emprego, dentre elas Matão (3,20%); São Carlos (1,36%) e Jaú (0,92%). Os destaques para as demissões, por sua vez, foram as regiões de Araraquara (-1,60%), Araçatuba (-1,36%) e Bauru (-1,20%). Neste caso, as perdas foram influenciadas pelo setor de Confecção de Artigos de Vestuário e Acessórios.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes