Ser Educacional só avançou com proposta após conversar com Conselho da Estácio

A proposta de combinação de negócios entre a Ser Educacional e a Estácio vem sendo analisada pela Ser desde o ano passado, segundo o presidente da companhia pernambucana, Jânyo Diniz. Em teleconferência com analistas e investidores nesta segunda-feira, 6, o executivo afirmou que a divulgação de uma proposta oficial pela rival carioca no setor de educação só ocorreu depois de uma conversa com o Conselho de Administração da Estácio.

A formalização da oferta foi acelerada pelo fato de a Kroton ter anunciado também uma proposta pela Estácio na semana passada, disse Diniz. Ele afirmou que, originalmente, a intenção era avançar no negócio apenas em agosto. O setor espera para agosto novas determinações do governo sobre o ensino a distância, relacionadas à avaliação da qualidade dos polos de EAD, disse Diniz. A ideia inicial da Ser era aguardar essa divulgação antes de fechar um negócio com a Estácio.

Newsletter RD

O executivo foi questionado ainda sobre se a Ser Educacional estaria disposta a entrar numa “guerra de preço” com a Kroton pela aquisição da Estácio. Diniz afirmou que espera um posicionamento do Conselho da Estácio antes de “considerar qualquer outra coisa”.

Diniz afirmou que considera a proposta da Ser mais interessante no médio e longo prazos. “Não olhamos apenas o valor inicial e sinergias de curto prazo, mas consideramos o crescimento de ambas as companhias”, disse.

Pequenos remédios

A Ser Educacional considera que uma eventual fusão com a Estácio resultaria em pequenos remédios a serem aplicados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Em teleconferência, Jânyo Diniz, considerou ainda que a companhia resultante dessa fusão teria potencial de continuar crescendo por meio de aquisições.

A empresa informou que fez um levantamento e identificou poucas cidades em que sua operação se sobrepõe à da Estácio. Haveria possibilidade de algumas restrições pelo órgão antitruste em uma parte dessas cidades, mas isso não foi considerado um grande problema pelos executivos da Ser Educacional.

A presença da Ser Educacional é mais relevante nas regiões Norte e Nordeste, enquanto a Estácio tem sua principal base no Rio de Janeiro, embora tenha feito aquisições na região Norte nos últimos anos.

Segundo a Ser divulgou em apresentação a analistas, a combinação das duas empresas resultaria na maior companhia de ensino superior presencial do Brasil, com mais de 570 mil alunos nessa modalidade de ensino. A Kroton, que lidera o mercado de ensino superior brasileiro, tem maior força no ensino a distância.

O diretor de Relações com Investidores da Ser Educacional, Rodrigo de Macedo Alves, considerou que a união de Ser e Estácio ainda abriria espaço para que a nova companhia crescesse no ensino a distância.

Antes das ofertas de Kroton e Ser pela Estácio, o mercado especulava sobre uma fusão justamente da Kroton com a Ser Educacional. Questionado sobre isso, Alves afirmou que a companhia acredita que “o mercado precisa ter uma segunda opção em termos de companhia de grande porte” e que negócios com a Kroton seriam mais difíceis porque o porte da companhia traria mais dificuldades junto a órgãos reguladores.

Os executivos da Ser Educacional foram questionados por analistas sobre um prazo para que o negócio se desenrolasse. A companhia afirmou que foi dado um prazo para uma resposta do Conselho da Estácio se posicionar, mas esse detalhe não foi divulgado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes