Pesquisa mensal de maio produzida pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) aponta que houve estabilidade em relação ao mês anterior, uma vez que a variação negativa foi de apenas 0,69%. Desta forma, enquanto em abril o valor médio a ser despendido para a compra do conjunto de 34 itens era de R$ 539,55, o gasto para a aquisição destes mesmos produtos em maio subiu para R$ 543,30, ou seja, custo adicional de R$ 3,74 aos consumidores.
Enquanto os itens que mais encareceram foram a batata (16,33%), a cebola, (13,20%), o litro do leite (6,48%) e o feijão carioca em outros 5,59%, aqueles que representaram alívio para o bolso foram o tomate (17,55%), a banana (13,57%), além da unidade da alface (9,57%).
Para o engenheiro agrônomo da Craisa e responsável pela pesquisa, Fábio Vezzá de Benedetto, as condições climáticas foram preponderantes tanto para a alta quanto para a queda dos preços de alguns dos itens da cesta. “O leite costuma apresentar preços crescentes durante o inverno, época em que os custos de produção também encarecem com a queda da qualidade das pastagens somada a nutrição do rebanho que precisa de suplementação com ração. Mesmo caso podemos dizer do feijão, que deve seguir com preços mais altos na estação mais fria do ano, uma vez que a safra neste período carece de irrigação e a estiagem, pra ajudar, ainda preocupa”, opinou. No caso das maiores quedas, Vezzá destaca que, com as baixas temperaturas há uma retração natural no consumo de saladas, sucos e frutas, além do fato de o cultivo ser sempre melhor favorecido pelas temperaturas mais amenas.
Ainda de acordo com o especialista, os preços em alta da batata (foto) aconteceram nas primeiras semanas do mês e já recuaram um pouco. Contudo, no caso da cebola a tendência é apresentar valores mais altos nos próximos meses, devido, principalmente, a sazonalidade, pois a safra corrente é do sul do país e, possivelmente tenha que ser importada da Argentina, o que deve encarecer o custo com o frete do bulbo e isso deve ser repassado ao consumidor.