CE pede ajuda da Força Nacional para conter rebeliões em presídios

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), solicitou ao Ministério da Justiça ajuda da Força Nacional de Segurança para conter a onda de rebeliões nas unidades prisionais do Estado, desencadeada no sábado, 21. A ajuda deve chegar ainda nesta segunda-feira, 23, segundo informou fontes ligadas ao governo cearense. Até o momento, cinco mortes de presos foram confirmadas. Mas a quantidade pode ser maior. O número final de mortos e a dimensão real dos estragos causados ao patrimônio público só serão conhecidos após o término da vistoria nas unidades.

De acordo com Santana, foi montado um gabinete de crise, que está funcionando desde a manhã de sábado, 21. O governador afirmou que acompanha pessoalmente todos os trabalhos desse grupo.

Newsletter RD

“Além do apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público e das nossas forças de segurança, que vêm atuando bravamente desde o início da greve dos agentes penitenciários, considerada ilegal pela Justiça, já solicitei no domingo o apoio da Força Nacional de Segurança, no sentido de garantir a estabilidade nos presídios, especialmente durante a recuperação das instalações, que foram destruídas por conta das rebeliões”, informou o governador.

Santana assegurou ter conversado com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que já teria garantido apoio imediato.

“Lamento profundamente o que vem ocorrendo em nossas unidades prisionais e não medirei esforços, junto com nossas forças de segurança, para que haja a estabilidade do sistema penal o mais rápido possível”, disse o governador. “Minha determinação é de que todas as medidas necessárias para isso sejam tomadas.”

A onda de rebeliões nas unidades prisionais do Ceará começou sábado de manhã, quando parentes foram impedidos de visitar os presos por causa da greve dos agentes penitenciários. Ainda no sábado, o governo estadual cedeu e resolveu ampliar de 60% para 100% a gratificação por serviço de risco, que será feita de forma escalonada até 2018. Os agentes aceitaram, mas instabilidade nos presídios ainda continua.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes