Diretor-geral da PF poderá autorizar despesas com diárias em casos especiais

O diretor-geral da Polícia Federal e o da Polícia Rodoviária Federal podem autorizar despesas com diárias e passagens nos casos de deslocamentos de servidores por mais de 10 dias contínuos, de mais de 40 diárias intercaladas por servidor no ano e de deslocamentos de mais de dez pessoas para o mesmo evento. A possibilidade de delegação nesses tipos de despesas – atribuição a princípio privativa ao ministro da Justiça – consta de decreto da presidente Dilma Rousseff publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 11.

De acordo com decreto anterior, os ministros de Estado já poderiam delegar a competência de autorizar essas despesas ao secretário executivo ou autoridade equivalente e aos dirigentes máximos das entidades vinculadas aos respectivos ministérios. O que decreto de hoje faz é explicitar o poder delegado aos “dirigentes máximos” tanto do Departamento de Polícia Federal quanto do Departamento de Polícia Rodoviária Federal nessas situações que podem implicar custos de maior impacto às pastas.

Newsletter RD

A medida pode ser mais uma ação de Dilma e do ministro Eugênio Aragão na direção de garantir autonomia à Polícia Federal, responsável pela Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobrás.

Em abril, Aragão anunciou que iria adiantar o repasse de todos os recursos orçamentários da PF neste ano. “Nós estamos garantindo que todos os recursos da Polícia Federal para até o final do ano lhe sejam já repassados antes do dia 11 de maio. E o que significa isso? Que a Polícia Federal não ficará a mercê de eventuais chantagens políticas”, disse ele na ocasião. O valor total previsto para a PF na Lei Orçamentária de 2016 é de R$ 160 milhões.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes