Flávia Saraiva desfalca o Brasil na Copa do Mundo em São Paulo

Mais carismática entre as ginastas brasileiras da atualidade no alto dos seus 1,33m de altura, Flávia Saraiva está fora da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de Ginástica Artística, entre 20 e 22 de maio, no Ibirapuera. De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a decisão é estritamente técnica, visa dar oportunidade a outras atletas e já fazia parte do planejamento da comissão técnica.

Flavinha, entretanto, é a única ausência entre os principais nomes da ginasta brasileira nesse que é encarado pela comissão técnica como o grande teste antes dos Jogos Olímpicos do Rio, servindo para testar principalmente o comportamento dos ginastas diante de um ginásio lotado.

Newsletter RD

O time feminino terá Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Rebeca Andrade e a novata Carolyne Pedro, de apenas 15 anos, aposta da comissão técnica na temporada de estreia dela como adulta. Carolyne competiu no Pré-Olímpico e na etapa da Croácia da Copa do Mundo, na semana passada, sem grandes apresentações.

Lorrane Oliveira, que deverá estar entre as cinco convocadas para a Olimpíada depois de ser a melhor brasileira no Mundial do ano passado, e Thauany Araújo se apresentam como hour concour em São Paulo. Elas receberão notas pelas suas apresentações, mas não brigam por vaga nas finais por aparelhos.

No masculino, a equipe brasileira terá seis integrantes: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior e Sérgio Sasaki. Ao que tudo indica, desses seis, cinco estarão nos Jogos Olímpicos do Rio. O resultado em São Paulo pode ajudar nessa definição.

Também se apresentam, como hour concour, os ginastas Henrique Medina e Péricles Silva. A ausência é Ângelo Assumpção, ouro no salto na etapa de São Paulo do ano passado. Ele, entretanto, concorre diretamente com Diego Hypolito por um lugar no time olímpico (os dois fazem os mesmos aparelhos) e tem chances mínimas de estar no Rio-2016.

Por enquanto, a lista de inscritos para a Copa do Mundo conta apenas com atletas de Alemanha (dois homens e duas mulheres), Argentina, Chile, Colômbia, Finlândia, Japão (quatro homens e uma mulher) e Venezuela. O colombiano Jossimar e dos alemães Andreas Bretschneider e Lukas Dauser devem ser as únicas pedras no sapato dos brasileiros.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes