Donisete, Átila e Vanessa disputam espaço no Poupatempo

Depois de diversos atrasos e adiamentos, finalmente começou a funcionar nesta sexta-feira (29) o Poupatempo de Mauá. A abertura da unidade ocorreu pouco depois das 8h e teve momentos que lembraram campanha eleitoral, com a presença de políticos que estarão em trincheiras opostas na eleição.

O deputado estadual Átila Jacomussi (PSB), pré-candidato a prefeito, levou dezenas de apoiadores que fizeram fila para entrar na unidade nos primeiros momentos de operação. O parlamentar providenciou caminhão de som, panfletos, drone e até fogos para celebrar o momento.

Newsletter RD

Os militantes, devidamente adesivados com a foto do deputado estadual, chegaram a gritar “Mauá tem jeito, Átila prefeito” dentro do Poupatempo e foram repreendidos pela responsável pelo posto.

Átila, que diz ser um dos responsáveis pela instalação do Poupatempo de Mauá, teve como companhia a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB). Ambos chegaram ao local antes da abertura dos portões.

Quem também chegou antes das 8h no Poupatempo foi o prefeito Donisete Braga (PT). Assim como fizeram Vanessa e Átila, o petista cumprimentou os funcionários que prestavam atendimento na unidade. O prefeito percorreu um lado da unidade e seus dois adversários andaram do lado oposto.

Filho com vários pais

Antiga demanda de Mauá, a construção do Poupatempo é utilizada como vitrine por diversos políticos da cidade. Cada um busca emplacar o discurso de que teve atuação fundamental para viabilizar a instalação do posto.

O prefeito Donisete Braga foi diplomático ao comentar a presença de adversários políticos na abertura do Poupatempo.

“Faz parte. Os representantes tem que estar do lado do povo de forma permanente. A classe política, que tem mandato, tem a obrigação e compromisso com a população. A população já paga os impostos e por isso tem direito ao Poupatempo”.

Vanessa e Átila, que se aliaram no mês passado após a parlamentar desistir de ser candidata a prefeita, ressaltaram que tiveram papel central na articulação com o governo do Estado.

“Em 2007 conversei com o governador José Serra, fizemos uma solicitação nesse sentido. Fizemos vistoria da área, que chegou a ser aprovada pelos técnicos do Estado. Mas o prefeito na época, Oswaldo Dias (PT), não encaminhou a doação do terreno. O Poupatempo poderia estar aqui muito antes”, afirma Vanessa Damo.

“Começamos essa luta em 2005, quando estávamos da Câmara [Municipal]”, afirma Jacomussi. Em 2011, através de esforço do Legislativo, junto com a deputada, conseguimos inserir Mauá no plano de expansão da rede Poupatempo”, afirma Jacomussi.

Balanço

De acordo com o governo do Estado, houve 781 atendimentos no primeiro dia de funcionamento do Poupatempo de Mauá. O posto fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h.

A unidade está em fase de pré-operação, período em que são realizados os últimos ajustes de sistema. A inauguração oficial, com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), ocorrerá em data que será definida em breve pelo Palácio dos Bandeirantes.

O serviço que teve mais procura nesta sexta foi o atendimento prestado pela Odebrecht Ambiental (250 atendimentos no total). Em seguida aparecem 89 atendimentos feitos no banco instalado no posto e 79 pedidos relacionados a licenciamento de veículos.

POUPATEMPO

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes