Estado antecipa campanha com expectativa de imunizar 3,5 milhões

vacina-fotos-publicas-Farid-Faed
Doses vão proteger a população contra os vírus do inverno. (Foto: Farid Faet)

Em consequência do surto de gripe A (H1N1) o Estado antecipou, em cerca de duas semanas, a campanha de vacinação. A Secretaria de Saúde trabalha com a meta de imunizar cerca de 3,5 milhões de paulistas. As doses vão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016 (A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane).Inicialmente receberam a vacina 532,4 mil profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e região metropolitana, incluindo o ABC. Todos os hospitais desses municípios receberam, até 8 de abril, as doses para a realização de campanhas internas.
No dia 11 de abril a vacinação foi ampliada para as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e aos idosos da mesma região alvo, um total de quase 3 milhões de pessoas a serem imunizadas. Para as demais cidades do Estado e outros públicos-alvo (doentes crônicos, puérperas, indígenas, funcionários dos sistemas prisional e a população privada de liberdade), a campanha de vacinação contra a gripe deve seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para 30 de abril.

Prevenção – Entre as principais medidas para evitar a infecção pelo vírus estão a higienização das mãos sempre que necessário durante o dia, mas principalmente ao ir ao banheiro, antes e depois das refeições e ao andar de ônibus, por exemplo. O uso do álcool também pode ser uma opção mais prática para quem nem sempre está próximo de um banheiro. Ao espirrar, a dica é usar a região do antebraço à frente do rosto para evitar que as gotículas se dispersem no ar e para que as mãos não fiquem contaminadas. Evitar lugares muito cheios e pouco ventilados também é uma das recomendações mais dadas por especialistas.

Newsletter RD

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes