Comerciantes do ABC se mostram cautelosos com o sucesso das vendas em função do Dia das Mães, considerado a segunda melhor data do ano, atrás apenas do Natal. Não que o consumidor deixará de presentear. A questão é que, em função da crise econômica, a expectativa é de compras de baixo valor e em menor quantidade, o que deve impactar no faturamento.
Proprietário das lojas de calçados e roupas esportivas R49 e Tacha, ambas em São Bernardo, Luís Diogo Júnior se preparou de forma diferente para a data. Atualizou o estoque de acordo com a moda, mas formou um estoque de vendas menor do que no ano passado, em cerca de 30%.
“A gente sabe que o Dia das Mães sempre vende bem, mas 2015 foi mais fraco que 2014 e a situação não melhorou de lá para cá. Então, renovamos mas compramos menos”, comenta o comerciante. Para o lojista, se o faturamento empatar com o mesmo período do ano passado já será motivo de comemoração.
Uma das vantagens do Dia das Mães, no ponto de vista de Diogo, é que a data é precedida pelo Dia dos Namorados logo no mês seguinte. Isso ajuda a queimar estoques. “O que não vender em maio é consumido em junho”, diz.
Selma Alves de Souza, gerente da Modamare, loja especializada em moda feminina, em Santo André, diz que não se preparou para a data por duas razões. Em primeiro, porque o público da loja é feminino, o produto para a data é o mesmo comercializado o ano todo. A segunda razão é que no ano passado as vendas foram fracas porque os consumidores buscam preços menores do que aqueles praticados pelo estabelecimento.
“Vendemos moda social e esporte fino, cujos preços são maiores do que o de produtos que as pessoas têm buscado para presentear. A maioria quer algo em torno de R$ 80 e nossas roupas costumam ser mais caras do que isso”, diz.
Dentro do orçamento
Para Selma, a queda na renda das famílias e o medo de gastar influenciam nessa atitude de economizar. A lojista avalia que as pessoas vão presentear, mas dentro do que o orçamento permite. “Claro que venderemos para a data. Mas será a minoria que entrará aqui com essa finalidade. Não acredito que o Dia das Mães vai incrementar minhas vendas”, comenta.
Shopping centers preveem pouco crescimento nas vendas
Sempre otimistas, os shopping centers iniciam suas campanhas para o Dia das Mães entre até o dia 28 de abril. Porém, mesmos os grandes centros de compras que há alguns anos previam crescimento nas vendas em torno de 10% a 15% agora avaliam, em média, incremento de 4% a 6% no faturamento e no fluxo de consumidores, expectativa pouco elevada para a data.
Para se ter ideia, dia 15 de abril alguns shoppings ainda estavam em fase de formulação de campanha. É o caso do São Bernardo Plaza Shopping e do Shopping ABC, em Santo André. O que está definido é uma parceria com a Vivara, loja especializada na venda de joias. A ção prevê o sorteio de 37 kits compostos de pulseiras, pingentes e colares, no caso do empreendimento sãobernardense, e de 160 produtos (no mesmo estilo) e do shopping andreense. Para participar será preciso consumir, respectivamente, R$ 250 e R$ 450.
Em Diadema, o Shopping Praça da Moça espera trocar cupons por pulseiras, modelo vida, a cada R$ 200 em compras. O Atrium Shopping, em Santo André, elaborou campanha com o mote Alice através do Espelho, em que, a cada R$ 200, o consumidor ganha uma nécessaire inspirada na personagem da Disney.
Sorteio de automóveis – Outros empreendimentos vão manter a tradição de sortear carros. O Grand Plaza Shopping, em Santo André, sorteará um Audi A3. Para participar o consumidor precisa gastar pelo menos R$ 350. No ParkShopping São Caetano, quem gastar R$ 300, ganha cupom para concorrer a 30 vales-presentes de R$ 10 mil e dois automóveis ix35, da Hyundai. Situado em São Paulo, na divisa com São Caetano, o Central Plaza Shopping também sorteará um automóvel. Para concorrer é preciso gastar R$ 200 e trocar as notas fiscais por um cupom.