Após caso Neymar, Fifa multa Santos por participação de terceiros em jogadores

O Santos foi punido pela Fifa nesta terça-feira em razão do envolvimento de terceiras partes nos direitos sobre jogadores do clube – o caso mais conhecido é o do atacante Neymar, de quem a DIS possuía 40% dos direitos econômicos até a sua negociação com o Barcelona em 2013.

O anúncio foi realizado nesta terça e apontou uma multa de US$ 75 mil (aproximadamente R$ 275 mil). Além disso, a Fifa fez um alerta ao Santos por manter contratos com fundos que mantinham participação nos direitos de jogadores, além de uma influência indevida sobre quem deveria ser contratado ou transferido.

Newsletter RD

O Santos, porém, não será punido com a proibição de contratar jogadores, como poderia ocorrer, de acordo com as regras da entidade. “O clube foi considerado como responsável por manter contratos que permitiam que terceiras partes influenciassem a independência do clube no contrato e transferências”, indicou a Fifa, sem dar detalhes sobre o processo.

A Fifa também considerou que o Santos não cooperou nas investigações conduzidas pela entidade e nem entregou as informações obrigatórias ao sistema de transferências eletrônicas mantida pela entidade. Mas as punições está entre as mais brandas que a Fifa poderia adotar.

Pelas regras, além do alerta e da multa, a entidade teria o direito de anular resultados de partidas, excluir o Santos de competições, tirar pontos, rebaixar para divisões inferiores, exigir a devolução de premiações e proibir novas contratações. Mas o Comitê Disciplinar da Fifa avaliou que nada disso seria necessário.

Pelas regras que vigoravam até 2008, a Fifa autorizava a participação de investidores nos direitos econômicos dos jogadores. Mas impedia que essas empresas pudessem estipular em contratos quando e por qual motivo um jogador deveria ser transferido.

Para a Fifa, porém, os fundos que detinham participações nos direitos econômicos de Neymar ultrapassaram os limites de sua influência no clube. Mas a investigação começou quando o próprio Santos decidiu acionar a Fifa contra o Barcelona e a família de Neymar, além da sua empresa, por terem supostamente fraudado o time paulista.

O time brasileiro não foi o único punido. A Fifa anunciou que o Sevilla também recebeu multa, além do clube belga de K St Truidense VV e do holandês Twente.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes