‘Democracia se faz no voto’, diz Doria ao vencer prévias do PSDB-SP

“Democracia se faz no voto”, disse o empresário João Doria em discurso neste domingo, 20, após a apuração das previas que definiu seu nome como candidato do PSDB na capital. Trata-se de um indireta aos tucanos que tentam impugnar sua pré-candidatura.

No segundo turno das prévias do PSDB na capital Doria recebeu 3.152 votos de um total de 3.266. No primeiro turno 6.300 militantes foram às urnas. “Em julho, na sua convenção, o PSDB apenas homologará a decisão”, disse o presidente municipal do partido, Mário Covas Neto.

Newsletter RD

Em sua fala, Doria fez uma saudação ao ex-governador Mário Covas e colou um adesivo com seu nome no peito de Covas Neto. O pré-candidato exaltou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e José Serra (PSDB-SP). O deputado Bruno Covas também participou da celebração.

“Essa será uma eleição nacional. O Lula já disse que vem aqui defender seu afilhado Fernando Haddad. O povo paulista jamais será petista”, declarou Doria.

Quórum mínimo

Aliados do pré-candidato a prefeito Andrea Matarazzo, recém-desfiliado do PSDB, dizem que a votação não atingiu a participação de 20% dos 27 mil filiados. “A rigor, seriam necessários 5.400 votos para validar prévia”, diz Fábio Godoy, aliado do vereador.

Um dos coordenadores da campanha de Doria, Julio Semeghini rebate os aliados de Andrea Matarazzo. “O outro lado sempre quer criar problemas. Não há quórum mínimo para prévias, mas para a convenção”, diz. Já o presidente do PSDB paulistano, Mário Covas Neto, afirmou que o quórum mínimo de 20% se refere a votação do candidato em relação ao total de votos contabilizados.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes