Vanessa desiste de ser candidata a prefeita de Mauá e apoia Átila

A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) anunciou nesta segunda-feira (14) que desistiu de ser candidata a prefeita de Mauá na eleição deste ano. A parlamentar declarou apoio ao pré-candidato a prefeito e deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB).

Como parte do acordo, Átila vai indicar como vice em sua chapa o marido da deputada e presidente do PMDB de Mauá, Junior Orosco. A desistência de Vanessa tem relação direta com o processo que ela enfrenta no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que poderia torná-la inelegível. Os advogados da deputada estadual chegaram à conclusão que dificilmente conseguiriam sair vitoriosos no Tribunal.

Newsletter RD

FOTO2
Átila e Vanessa: aliança para tentar derrotar o PT (Foto: Tiago Oliveira)

“Tenho sofrido muita perseguição no PT, principalmente em relação a questões jurídicas. Decidi que o PT não iria me matar, continuo viva no processo junto com alguém que acredito que vai fazer um grande trabalho pela cidade e vai tirar o PT da Prefeitura”, afirma Vanessa Damo.

A ação no TSE diz respeito a jornal apócrifo distribuído na eleição de 2012, que acusava o então candidato Donisete Braga de ter participação no assassinato de ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. Diversas instâncias concluíram que a parlamentar foi responsável pelo material, o que configuraria crime eleitoral.

PSB e PSDB

Átila está prestes a migrar do PCdoB para o PSB, mas por enquanto diz que está apenas “conversando” com a legenda e não anunciou oficialmente a mudança. A decisão sairá necessariamente nesta semana, já que no dia 18 de março se encerra a janela partidária que permite a troca de legendas sem perda de mandato.

O deputado estadual também tem conversado com o PSDB, que ainda resiste a apoiar integralmente a pré-candidatura de Clóvis Volpi.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes