Azulão fecha parceria e investe nas categorias de base

Nairo Ferreira de Souza diz que Azulão terá mais torcedores (Foto: Divulgação)
Nairo Ferreira de Souza diz que Azulão terá mais torcedores (Foto: Divulgação)

Com o mercado do futebol inflacionado, reforçar o time com jogadores de renome é uma tarefa que, cada vez mais, exige bastante dinheiro em caixa. Gastar muito, porém, não é a única solução para manter uma equipe forte. O outro caminho é a formação de atletas de base. Consciente disso, o São Caetano anunciou, no dia 4 de fevereiro, uma parceria com a Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Santa Maria, para a categoria Sub-15. Com isso, os atletas do tradicional clube amador da cidade passarão a defender as cores do Azulão no Campeonato Paulista da categoria.

A estratégia não é novidade, porém, são poucos os times brasileiros que sabem usar bem esse mecanismo para reforçar o time adulto e depois fazer caixa com a venda do passe desses atletas para clubes maiores do Brasil e do Exterior. Um exemplo de bom trabalho nesta linha de pensamento é o Santos, berço de atletas como Robinho e Neymar, entre tantos outros revelados pelo clube da Baixada Santista. O Azulão mesmo colhe frutos do trabalho que já realiza e o acordo dará mais musculatura ao processo.

Newsletter RD

Cabe ressaltar que não se trata apenas de revelar bons jogadores e sim de aproximar time, atletas e torcedores de forma a fortalecer a imagem do clube. Para crescer, ter vida longa, títulos e público consumidor da marca é preciso que os torcedores e amantes do esporte se identifiquem com o clube. E essa identidade está intimamente ligada ao sucesso dos jogadores em campo, só possível se houver o devido comprometimento de cada integrante do elenco.

O presidente do São Caetano, Nairo Ferreira de Souza, tem consciência disso, tanto que afirmou que a relação estabelecida entre as duas agremiações trará muitos frutos no futuro para os dois lados. “Essa parceria é muito importante, pois traz os jogadores para perto da cidade. Os atletas vão integrar o Sub-15 primeiro, antes de irem para o Sub-17, Sub-20, até chegarem ao profissional. Agora vamos nos preparar e integrar essa família São Caetano, que passará a ter mais torcedores prestigiando o Azulão dentro do estádio”, explicou.

Revelação – Uma das principais promessas surgidas na base do Azulão nos últimos tempos, o meia-atacante, Matheuzinho, é um bom exemplo da importância de um trabalho bem feito. O atleta está garantindo vaga na equipe titular dirigida por Luíz Carlos Martins, depois das recentes participações na Série A2 do Campeonato Paulista, em partidas contra Votuporanguense e Penapolense.

Feliz pelas últimas exibições, o jovem, de 18 anos, analisou a atual fase vivenciada no time do Anacleto Campanella. “Acredito que cada jogador possui a sua hora certa e para isso precisa estar sempre preparado. Mesmo no ano passado, quando fui pouco utilizado, eu treinava e aguardava a oportunidade de jogar. Agora, agradeço ao professor por confiar no meu trabalho”, contou. O atleta foi titular contra o Votuporanguense devido à contusão de Wesley, sentida durante o aquecimento do respectivo compromisso.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes