ONU deve votar nesta quarta-feira sanções contra Coreia do Norte

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas vota nesta quarta-feira uma resolução que pode levar à imposição das sanções mais duras contra a Coreia do Norte em duas décadas. Atual presidente do Conselho de Segurança, o embaixador de Angola na ONU, Ismael Gaspar Martins, disse ontem esperar que a resolução seja adotada “por consenso”.

A China, tradicional aliada da Coreia do Norte, e os Estados Unidos levaram semanas negociando as novas sanções. Entre elas estão inspeções obrigatórias de carga que chega e sai da Coreia do Norte por terra ou ar. As punições são adotadas após Pyongyang anunciar um teste nuclear e o lançamento de um foguete, desafiando resoluções anteriores do Conselho de Segurança.

Newsletter RD

A Rússia, porém, pediu mais tempo para estudar o texto, ao receber um rascunho na quinta-feira junto com outros membros do conselho, e sugeriu alterações. A China, por sua vez, reluta em impor medidas que possam ameaçar a estabilidade da Coreia do Norte ou causar um colapso econômico.

A Coreia do Norte já foi alvo de quatro rodadas de sanções da ONU, impostas desde o primeiro teste nuclear do país, em 2006. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes