Relatório diz que saída do Reino Unido da UE geraria “década de incerteza”

Um novo relatório, elaborado por funcionários públicos do Reino Unido, concluiu que a saída do país da União Europeia resultaria em uma década de incerteza, por causa do complexo processo de decidir os termos dessa retirada. Divulgado hoje, o documento afirma que milhões seriam afetados durante essa saída, inicialmente com o processo de negociá-la, depois com futuros arranjos com o bloco e também, por fim, com a negociação de acordos comerciais com nações de fora do bloco.

“Em resumo, um voto para deixar UE seria o início, não o fim de um processo”, afirma o relatório. “Isso pode levar a até uma década ou mais de incerteza.”

Newsletter RD

O relatório é importante porque reflete a avaliação do respeitado e apolítico funcionalismo britânico. A visão busca ser imparcial, ainda que as conclusões espelhem em geral as preocupações do primeiro-ministro David Cameron de que uma saída levaria o país a território desconhecido.

A saída da UE representaria um passo sem precedentes. Boa parte do debate presente no relatório foi centrado no que realmente acontecerá, caso o Reino Unido vote para deixar a UE em 23 de junho. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes