Chuva em SP faz córregos transbordarem e causa lentidão no tráfego de trens

A chuva que atinge São Paulo na tarde desta sexta-feira, dia 19, voltou a causar o transbordamento dos córregos Zavuvus e Ipiranga, ambos na zona sul da capital. Por volta das 17h, toda a capital entrou em estado de atenção para alagamentos. Cinco distritos estão em estado de alerta.

Na Cidade Ademar, o córrego Zavuvus extravasou próximo à Praça Túney Arantes, às 16h20. Já no Córrego Ipiranga, o transbordamento ocorreu em trecho da Praça Leonor Kaupa. Estão em alerta os distritos de Itaquera e Aricanduva/Vila Formosa na zona leste; e Ipiranga, Cidade Ademar e Campo Limpo, na zona sul de São Paulo.

Newsletter RD

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a chuva causada pela entrada da brisa e do calor seguia com “forte intensidade” por volta das 17h15.

As zonas sul e sudeste foram as mais afetadas. Na zona oeste, chovia de forma moderada neste horário em Rio Pequeno, Butantã, Vila Sônia e Morumbi. Segundo o CGE, as chuvas têm deslocamento rápido e devem perder intensidade nas próximas horas.

Trens

Às 17h, em função das chuvas, os trens da Linha 5-Lilás do Metrô operavam com velocidade reduzida entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. A Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) estava com circulação paralisada entre as estações Tatuapé e Calmon Viana. A velocidade das rajadas de vento chega a 46,3 quilômetros no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes