Funcionários da Italspeed fazem greve por salários

Funcionários da Italspeed, fabricante de rodas de liga leve, entraram em greve na segunda-feira, 15, contra atrasos nos salários e não pagamento de rescisões de contrato, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. A entidade pretende entrar nesta terça-feira, 16, com pedido de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A empresa tem cerca de 220 trabalhadores e fornece produtos para as montadoras. Em nota, a Italspeed afirma que passa por momento difícil por causa da crise que afeta a economia, especialmente o setor automotivo, com reflexos na redução de pedidos de rodas.

Newsletter RD

O diretor do sindicato, Carlos Augusto dos Santos, diz que há trabalhadores sem receber salários há 70 e 90 dias, fato negado pela empresa, que assume atrasos a partir de 5 de janeiro. Também alega enfrentar bloqueio judicial que a impediu de pagar os demitidos no fim do ano (35, diz Santos).

Acordo feito no TRT para que o pagamento fosse feito em 14 parcelas a partir de 5 de janeiro não foi cumprido. A empresa não explica o motivo do bloqueio, mas, segundo Santos, seria por causa de processo movido por ex-funcionários por verbas rescisórias que somariam R$ 900 mil.

Em reunião com o sindicato, a empresa pediu que os trabalhadores retomem a produção para gerar recursos para pagamento de parte dos valores pendentes. Uma assembleia ocorre nesta terça, mas Santos adianta que “se os trabalhadores quiserem podem entrar, mas não vamos propor isso enquanto os salários não forem pagos”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes