Condições para negociar salário melhorou em novembro

O poder de barganha dos trabalhadores brasileiros na hora de negociar seus salários subiu pelo segundo mês consecutivo em novembro, mas permanece nos níveis mais baixos desde meados de 2011. A informação é do levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base em dados da empresa de recrutamento online Catho.

A relação entre o número de vagas por candidato avançou 2,7% na passagem de outubro para novembro, mas, apesar da melhora, o índice acumula quedas de 29,7% nos onze primeiros meses do ano e 35,2% na comparação com novembro de 2014. O nível é similar ao de quatro anos e meio atrás e indica que, com menos vagas disponíveis no mercado de trabalho, os empregados têm menos chances de conseguir vagas e salários melhores enquanto os patrões ficam em condições mais vantajosas ao negociar com funcionários ou candidatos.

Newsletter RD

A melhora na relação do número de vagas por candidato em novembro tem relação direta com a maior oferta de oportunidades de trabalho. No mês, houve acréscimo de 3,3% no número de novas vagas de emprego ante outubro, segundo a pesquisa Catho-Fipe. Este é o único dado com resultados disponíveis também referentes a dezembro. No último mês do ano, a quantidade de novas vagas de emprego cresceu 1,3% em relação a novembro. Apesar da alta na margem, no acumulado de 2015, as novas vagas de emprego diminuíram 12,7% e, em relação a dezembro de 2014, o recuo foi de 5,2%.

Metodologia

O Índice Catho-Fipe de Novas Vagas de Emprego é calculado com base em dados de novas vagas de emprego anunciadas no site da Catho. De acordo com a Fipe, o valor está relacionado à dinâmica da atividade econômica do País, em especial à geração de postos de trabalho. Já o indicador Catho-Fipe de Vagas por Candidato é a razão entre as vagas abertas e o número de candidatos de um período.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes