Irã pode fazer primeira exportação de petróleo à UE em fevereiro, dizem fontes

O Irã está se preparando para retomar embarques regulares de petróleo bruto para a União Europeia possivelmente já em fevereiro, afirmaram fontes iranianas, apesar de ainda haver uma série de barreiras às vendas do país para o Ocidente.

A estatal National Iranian Oil planeja embarcar pelo menos 1 milhão de barris de petróleo leve para um porto no Mar Mediterrâneo da UE em meados do próximo mês, disse uma das fontes. Essa seria a primeira exportação para a UE desde que a maior parte do embargo imposto ao petróleo iraniano foi retirado, no fim de semana passado, como parte da suspensão das sanções ao país.

Newsletter RD

Os preparativos são feitos enquanto concorrentes como a Rússia e a Arábia Saudita vêm agressivamente reduzindo os preços de seus produtos para a Europa. Os dois países captaram boa parte do mercado que era do Irã antes do início das sanções, em 2012. As fontes em Teerã estão otimistas de que as refinarias europeias reduzirão a compra de petróleo russo porque suas instalações são mais preparadas para receber o tipo de petróleo que o Irã tem. “Outros produtores cortarão suas vendas para abrir espaço para nós”, disse uma das fontes.

Após o fim das sanções, o Irã prometeu exportar mais 500 mil barris por dia de petróleo nos próximos meses e 1 milhão de barris por dia dentro de um ano. “A maior parte desse petróleo irá para a Europa”, disse um representante do governo iraniano, acrescentando que o restante deverá ir principalmente para a Ásia.

As fontes não informaram quem se comprometeu a comprar o produto que deve ser embarcado em fevereiro. Uma das pessoas ouvidas disse que refinarias na Espanha, na Itália, na França e na Grécia são as mais apropriadas para receber a entrega e que esses países eram compradores do produto iraniano antes das sanções.

Ainda não está claro como refinarias europeias poderiam comprar legalmente o petróleo do Irã. Algumas partes das sanções dos EUA ao país continuam em vigor por causa de questões relacionadas a terrorismo, direitos humanos e armamentos, incluindo a proibição de transações em dólar com a República Islâmica – e a maioria das transações de petróleo são feitas em dólar.

As fontes ouvidas afirmaram que autoridades iranianas estão avaliando soluções legais temporárias para vender o petróleo e disseram que todo o petróleo adicional será vendido aos mercados internacionais dentro de não mais que três meses. Por exemplo, compradores podem inicialmente comprar petróleo por meio de compromissos por escrito e receber do governo iraniano garantias para os cargueiros.

O Irã também vende ou entrega grande parte de seu petróleo por meio de empresas do país. A primeira entrega para a Europa poderá ser feita pela National Iranian Tanker, segundo as fontes.

Companhias como a francesa Total, a anglo-holandesa Royal Dutch Shell e a espanhola Cepsa estariam negociando a compra de petróleo iraniano. A Total e a Shell não quiseram comentar e a Cepsa não pode ser contactada. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes