Sampaoli paga multa, abre mão de prêmio e deixa comando da seleção do Chile

Chegou ao fim nesta terça-feira uma das novelas mais longas do ano até aqui: o argentino Jorge Sampaoli não é mais o técnico da seleção do Chile. A imprensa chilena vinha noticiando isso ao longo do dia e, no fim da tarde, a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) do Chile confirmou o acordo para que o contrato válido até 2018 seja rompido.

De acordo com a ANFP, Sampaoli fez diversas concessões para se livrar do contrato que o prendia à entidade com a qual ele não pretendia mais trabalhar. Abriu mão do prêmio pelo título da Copa América do ano passado, do “bicho” pelos últimos jogos nas Eliminatórias, das férias e do salário de janeiro. Não bastasse isso, ainda vai pagar uma multa à ANFP.

Newsletter RD

“Com este passo, a direção da ANFP cumpriu o objetivo de destravar a atual situação que afeta a seleção chilena, evitando a incerteza que implicava seguir com grandes ações judiciais”, disse a entidade, em nota.

Há apenas cinco dias, a ANFP havia informado que encerrara as negociações para a rescisão amigável do contrato de Sampaoli, alegando que ele só poderia romper o vínculo se pagasse os seis milhões de euros previstos em caso de quebra do documento. Até aquele momento, o treinador se negava a pagar a multa e as duas partes pretendiam ir à Justiça.

Sampaoli viveu uma lua de mel com a seleção chilena até levá-la ao título da Copa América do ano passado, a primeira conquista importante do país na modalidade. Mas a renúncia do ex-presidente da ANFP, Sergio Jadue, acusado de envolvimento no esquema de corrupção da Fifa, e a divulgação das cláusulas do contrato do treinador com a entidade fizeram ele manifestar seu desejo de deixar o comando do Chile.

Livre no mercado, Sampaoli não deve demorar a achar emprego. O treinador já teve seu nome ligado a diversos clubes, entre eles o Porto, de Portugal. De qualquer forma, o argentino, finalista da Bola de Ouro de melhor treinador, deve ficar como alternativa aos diversos clubes que prometem buscar Pep Guardiola ao fim da temporada.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes