Irã planeja comprar 114 aviões civis da Airbus

O Irã vai comprar 114 aeronaves civis do Airbus Group, informou neste sábado o ministro dos Transportes do país, Abbas Akhoundi. O anuncio foi feito após os EUA e a União Europeia suspenderem as sanções econômicas contra a república islâmica.

Teerã sinalizou durante os últimos meses a intenção de comprar os aviões depois de acertar o acordo para a suspensão das atividades nucleares com o grupo P5+1 (EUA, China, Reino Unido, França, Rússia e Alemanha).

Newsletter RD

As companhias aéreas iranianas têm sido alvo de sanções por décadas, contribuindo para o mau estado de conservação da frota do país, embora nos últimos meses os EUA têm permitido a venda de algumas peças de aeronaves e documentos de treinamento.

A União Europeia, citando preocupações de segurança, também impôs limites à aterrissagem de aviões iranianos dentro de suas fronteiras.

A compra dos aviões seria o primeiro passo para uma reforma da companhia Iran Air, permitindo que a empresa triplique a sua frota.

O acordo nuclear prevê, em troca, o fim das sanções econômicas contra a república islâmica e a devolução de US$ 100 bilhões em ativos congelados no exterior. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes