Produção industrial da Índia recua 3,2% no ano em novembro

A produção industrial da Índia registrou contração de 3,2% em novembro na comparação com igual mês do ano anterior. A inflação, por sua vez, acelerou no país.

A produção industrial reverteu uma alta de 9,9% no ano registrada em outubro, o resultado mais forte em mais de cinco anos na Índia. A contração de novembro foi a primeira em 13 meses e a mais forte desde outubro de 2011 no país. A queda na produção industrial foi uma surpresa, mas não deve causar alarme, já que a mudança na data do festival Diwali para novembro no ano passado, de outubro em 2014, causou distorções na comparação anual.

Newsletter RD

Os números mostraram que a produção no setor manufatureiro, que contribui com três quartos da produção industrial indiana, encolheu 4,4%, puxada por uma queda de 24,4% na produção de bens de capital, segmento que tem mostrado bastante volatilidade. A produção no setor de mineração, por sua vez, avançou 2,3%, enquanto a de eletricidade subiu 0,7%.

Também nesta terça-feira, o governo informou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) avançou pelo quinto mês consecutivo, para 5,61% no ano em dezembro, de 5,41% em novembro, impulsionado pelos preços dos alimentos. A leitura ficou em linha com a previsão dos economistas, de 5,6%.

A inflação mais alta pode levar o banco central indiano a ter mais cautela para cortar os juros. No mês passado, o BC manteve a taxa de juros, após quatro cortes em 2015, apesar dos temores de uma recuperação mais fraca que a esperada no país asiático. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes