Pequim abre as portas do Estádio Olímpico

Pequim abriu nesta quarta-feira as portas do Estádio Olímpico, a última grande obra da Olimpíada a ser finalizada. Conhecido como “Ninho de pássaro”, por causa do seu formato, ele ainda não está totalmente pronto, mas foi mostrado pela primeira vez para a imprensa mundial.

Com capacidade para 91 mil pessoas, o Estádio Olímpico começou a ser construído em dezembro de 2003. Com um desenho arquitetônico belo e inovador, ele custou cerca de US$ 450 milhões e será palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos de Pequim, além de receber competições de atletismo e futebol.

Newsletter RD

Nesta quarta-feira, não houve festa na “abertura” do Estádio Olímpico. O Comitê Organizador dos Jogos apenas convidou os jornalistas do mundo inteiro para conhecerem as instalações do local. Mesmo porque, os operários ainda estão finalizando a obra e dão os últimos retoques, principalmente na limpeza.

A obra do Estádio Olímpico sofreu alguns atrasos, mas, como pôde ser visto nesta quarta-feira, está tudo quase pronto – bem antes do início da Olimpíada, marcado para o dia 8 de agosto. Mesmo porque, a estréia acontecerá já nesta sexta, quando está prevista uma competição de marcha atlética no local, como evento-teste das instalações.

Idealizado pelos arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron, o Estádio Olímpico virou um dos cartões postais de Pequim. Localizado dentro do parque criado especialmente para a Olimpíada, ele atrai turistas e chineses, que, mesmo antes de pronto, já tiram fotos e passam no local para conhecer o “Ninho de Pássaro”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes