Dunga convoca Júlio Baptista para substituir Zé Roberto

A CBF anunciou nesta segunda-feira (11) a convocação do meia Júlio Baptista, do Arsenal, para disputar a Copa América no lugar do ex-santista Zé Roberto, que pediu dispensa na última sexta-feira avisando que não deseja mais defender a seleção brasileira.

Júlio Baptista, que ficou conhecido na Espanha como “La Bestia” (“A Besta”) por seu vigor físico e pelos chutes fortes, está num momento de impasse na carreira. Revelado pelo São Paulo, ele já defendeu o Sevilla e o Real Madrid, e disputou a última temporada pelo Arsenal por empréstimo.

Newsletter RD

Embora tenha feito alguns gols bonitos, inclusive um de bicicleta, num clássico contra o Liverpool pela Copa da Liga Inglesa, ele naufragou junto com o time, que não ganhou nenhum título na temporada, e não convenceu o técnico Arsène Wenger para mantê-lo. Pior, o técnico Fabio Capello já deu mostras de que ele não tem lugar no Real para a próxima temporada – por isso, deve ser emprestado novamente.

Na seleção, Júlio Baptista também já teve momentos melhores. Com Carlos Alberto Parreira, fez parte dos grupos que conquistaram a Copa América de 2004, no Peru, e a Copa das Confederações de 2005, na Alemanha, mas perdeu espaço na reta final e acabou de fora da Copa do Mundo.

Com Dunga, o meia esteve presente apenas nas duas primeiras convocações: foi reserva nos amistosos contra a Noruega, em Oslo e a Argentina, em Londres, e saiu jogando contra o País de Gales, em Cardiff. Depois, não havia mais sido chamado, até fazer parte da lista de 34 pré-convocados divulgada no fim de maio.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes