Vampeta já começa a provocar o rival São Paulo

Vampeta não perde tempo. Antes mesmo de se apresentar, treinar ou ajudar o Corinthians em campo, ele já atirou contra o rival São Paulo. O veterano volante de 33 anos disse que precisa de três semanas para poder entrar em forma física. Mas mostrou que a língua continua afiada.

“Vieram me perguntar se eu queria enfrentar o São Paulo e eu perguntei: que São Paulo? O do Juvenal ou o do Muricy?”, disse Vampeta, referindo-se à interferência do presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio, na escalação do time do técnico Muricy Ramalho.

Newsletter RD

Há uma explicação para a provocação: o Corinthians não vence o São Paulo há 12 jogos, desde 22 de março de 2003, na final do Campeonato Paulista, quando Vampeta estava em campo. De lá para cá, sem o volante no lado corintiano, foram 4 empates e 8 vitórias são-paulinas.

O jogador de 33 anos, que não joga desde agosto, fez exames médicos nesta quarta-feira e começa a treinar a partir desta quinta com o preparador físico Ricardo Rosa. Fará um trabalho especial para entrar em forma e poder se juntar ao grupo do Corinthians.

Mas Vampeta vai ter que fazer mais do que provocações para garantir um lugar no time. “Ele pode aportar experiência, mas ninguém tem vaga garantida”, disse o técnico Paulo César Carpegiani, que conta com outros oito volantes no elenco.

Vampeta tenta voltar ao Corinthians desde o início deste ano. Convenceu o presidente do clube, Alberto Dualib, mas não passou pelo crivo do então técnico Emerson Leão, que barrou sua contratação em março. Como Leão caiu, a contratação de Carpegiani abriu espaço para a volta do antigo ídolo, bicampeão brasileiro (98 e 99) e campeão mundial com o Corinthians (2000).

Carpegiani é o mesmo técnico que, quando dirigia o São Paulo, em 1999, afastou o goleiro Roger por ter posado nu para uma revista gay. Meses antes, a capa da mesma revista havia sido outro jogador de futebol: Vampeta. Agora, vão ter de trabalhar juntos.

Repercussão

A volta de Vampeta ao Corinthians está provocando reações contrárias. Enquanto alguns apóiam, outros criticam.

O ex-jogador Marcelinho Carioca, outro grande ídolo corintiano, elogiou a contratação. “Será um jogador de suma importância, um referencial para os mais jovens dentro de campo. Foi uma atitude muito bonita da diretoria do Corinthians em trazer um ídolo de volta, e uma solução inteligente do Carpegiani. O Vampeta, em forma, será um grande reforço”, afirmou.

Já Antonio Roque Citadini, conselheiro do Corinthians, viu a chegada do reforço com reservas. “Vampeta, com seus acertos e erros, é um singular jogador do Corinthians. Como Neto, Sócrates e Marcelinho, mesmo já tendo passado por vários clubes, seu nome lembra o Corinthians. Se voltará a jogar, não sabemos”, disse.

Enquanto isso, Marco Aurélio Cunha, dirigente do rival São Paulo preferiu a provocação na hora de comentar o caso, utilizando a mesma tática em que Vampeta é especialista. “É uma pessoa polêmica, engraçada, embora esteja parecendo irmão gêmeo do Zeca Pagodinho, pelo rostinho redondo e pela barriguinha. Acho que ele será uma boa distração no Corinthians. Em lugares tensos, é sempre bom ter alguém que alegre o ambiente”, ironizou. (AE)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes