Na altitude, Santos se preocupa com ataque do América

O forte ataque do América, do México, preocupa mais o Santos do que a baixa pressão atmosférica nos 2.235 metros de altitude da Cidade do México no jogo de hoje, às 21h45, no estádio Azteca, pelas quartas-de-final da Libertadores.

Para parar o atacante paraguaio Salvador Cabañas e o meia mexicano Cuauhtémoc Blanco, os ídolos da torcida do time mais popular do país, o técnico Vanderlei Luxemburgo deve usar um esquema mais cauteloso para tentar voltar ao Brasil com pelo menos um empate e chegar em boa situação para o jogo de volta, na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira.

Newsletter RD

Com oito jogadores que participaram da goleada por 4 a 1 sofrida contra o Sport, na estréia no Campeonato Brasileiro, domingo, no Recife, e mais o auxiliar Serginho, o técnico chegou ontem pela manhã à capital mexicana, a tempo de comandar o último treino, no gramado onde será disputada a partida de hoje – um recreativo com bola para que os jogadores conhecessem o campo.

Membros da comissão técnica e a maioria do time titular estavam na Cidade do México desde a manhã de domingo e trabalharam dois dias, nos quais o preparador físico Antonio Mello e o auxiliar-técnico Nei insistiram nos cruzamentos altos para a área, nos chutes de média e longa distância e na troca de passes, para que os jogadores, principalmente os goleiros e os atacantes, se acostumassem à maior velocidade da bola em razão da altitude.

Luxemburgo não antecipou a escalação, mas deve mesmo optar pelo 3-5-2, com os zagueiros Marcelo, Ávalos e Leonardo, abrindo mão de um atacante. Um dos motivos que ele tem para reforçar a defesa é a ausência dos dois titulares – Antonio Carlos (operou o joelho esquerdo) e Adailton (suspenso) -, e o outro, o respeito pelo ataque do América, o segundo melhor da competição, com 22 gols, apenas um a menos do que o do próprio Santos.

“O América tem muita torcida e com certeza o Azteca vai estar cheio. É um time ofensivo que irá para cima do Santos desde o início, o que vai exigir atenção e inteligência da nossa parte”, disse o volante Maldonado. Ele reconhece que o adversário é o mais perigoso de todos que o time enfrentou até agora. “Mas, se mantivermos a pegada, temos chance de sair daqui com um bom resultado.”

No América, a grande atração é a volta do atacante chileno Reinaldo Navia, que no domingo jogou pelo Atlas contra o próprio América e, com os direitos presos ao clube da capital, foi inscrito na Libertadores. Para o ídolo Blanco, o time precisa vencer bem o Santos em casa, assim como fez contra o Colo Colo nas oitavas-de-final, quando marcou 3 a 0 no Azteca e se classificou com uma derrota por 2 a 1 no Chile.

“O ideal seria marcar três ou quatro gols aqui, mas sabemos que é difícil, afinal o Santos é uma grande equipe”, disse. “O Santos foi o melhor time da primeira fase, não é pouca coisa, sabemos de sua força”, disse o técnico Luis Fernando Tena.

Ficha técnica

América: Ochoa; Rodríguez, Castro, Iñigo e Baloy; Arguello, Mendoza, Pérez e Blanco; Cabañas e Navia. Técnico: Luis Fernando Tena.

Santos: Fábio Costa; Marcelo, Ávalos e Leonardo; Alessandro (Dionísio), Maldonado, Rodrigo Souto, Cléber Santana, Zé Roberto e Kléber; Marcos Aurélio. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Local: Estádio Azteca, na Cidade do México (MEX)
Horário: 21h45 (de Brasília)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes