São Caetano surpreende o Santos e sai na frente

O São Caetano deu um importante passo em direção ao título do Campeonato Paulista. O time do ABC venceu o Santos por 2 a 0, neste domingo (29), no Morumbi, no primeiro jogo da final e agora pode até mesmo perder a segunda partida. Ao Santos, resta vencer o jogo do próximo domingo, também no Morumbi, para conseguir o bicampeonato Paulista. O São Caetano tenta o seu segundo título do Estadual – o primeiro foi em 2004 -, feito inédito fora do círculo dos quatro grandes de São Paulo.

O Santos começou marcando no campo de defesa do São Caetano, que se viu obrigado a apostar nos lançamentos, o que acabou dando certo. Aos oito minutos, Thiago deu chutão para frente, a zaga santista parou pedindo impedimento de Somália e não viu que Luiz Henrique entrou livre na área e bateu firme no canto.

Newsletter RD

Após sofrer o gol, Santos foi para o ataque, apostando no talento de Zé Roberto, e o São Caetano recuou, naturalmente apostando nos contra-ataques.

Apesar do talento de Zé Roberto, a defesa do São Caetano marcou bem. No único lance do primeiro tempo que a zaga bobeou, o camisa 10 santista não aproveitou. Aos 44, ele recebeu livre na área, mas chutou fraco e facilitou a defesa do goleio Luiz.

Se Zé Roberto não teve uma grande tarde, o Santos foi obrigado a apostar em suas outras estrelas. Logo aos sete minutos do segundo tempo, Kleber fez grande jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Jonas, que testou firme da linha da pequena área e exigiu grande defesa de Luiz, que pegou a bola sobre a linha.

Com o passar do tempo, o time do Santos foi se desesperando e começou a deixar alguns espaços na defesa. Aos 26, Luiz Henrique recebeu na área, fez boa jogada e chutou firme para grande defesa de Fábio Costa.

O que já estava ruim ficou pior. Em um lance tolo, após cortar parcialmente um cruzamento, Fábio Costa tentou afastar a bola e acabou chutando Marcelinho na área. O árbitro Paulo César de Oliveira marcou o pênalti e deu cartão amarelo ao goleiro. O artilheiro Somália cobrou a infração e marcou o seu 13.º gol no Paulistão.

O segundo gol do São Caetano, naturalmente, desestruturou o time do Santos, que foi ao ataque em busca de pelo menos diminuir o prejuízo para a segunda partida da final – precisaria de uma vitória simples para ser campeão.

Antes de pensar na final do Campeonato Paulista, o Santos volta suas atenções para a Taça Libertadores, onde irá enfrentar o Caracas, na Venezuela, na quarta-feira.

FICHA TÉCNICA: SÃO CAETANO 2 x 0 SANTOS

São Caetano: Luiz; Paulo Sérgio, Thiago, Maurício e Triguinho; Luiz Alberto, Galiardo, Ademir Sopa e Douglas (Marabá); Luiz Henrique (Marcelinho) e Somália (Claudio). Técnico: Dorival Júnior.

Santos: Fábio Costa; Denis (Pedrinho), Adailton, Antonio Carlos e Kleber; Maldonado, Rodrigo Souto, Cléber Santana (Moraes) e Zé Roberto; Rodrigo Tabata (Jonas) e Marcos Aurélio. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols: Luiz Henrique, aos 8 minutos do primeiro tempo. Somália, aos 36 minutos do segundo tempo.

Árbitro: Paulo César de Oliveira.

Cartões amarelos: Douglas, Ademir Sopa, Fábio Costa e Zé Roberto

Renda: Não disponível

Público: 32.136 pagantes

Local: Morumbi, em São Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes