Três times podem terminar dia na liderança do Espanhol

Um equilíbrio inédito nos últimos anos marca a reta final do Campeonato Espanhol, que vê hoje os três candidatos ao título, Barcelona, Sevilla e Real Madrid, entrando em campo na seqüência – e qualquer um deles pode terminar a rodada como líder.

A semana na Espanha foi agitada. O Barcelona viajou ao Egito para um amistoso contra o Al Ahly – venceu por 4 a 0 – e foi muito criticado por ter trocado uma semana livre para treinos por uma viagem de finalidade acima de tudo comercial – o clube recebeu um generoso cachê, estimado pela imprensa espanhola em ? 1 milhão (R$ 2,75 milhões), e usou ídolos como Ronaldinho e Messi para reforçar sua imagem na África.

Newsletter RD

Mas o assunto principal foi mesmo a possível transferência de Saviola para o Real Madrid. O jovem argentino nunca se sentiu valorizado no Barcelona, chegou a ser emprestado ao Monaco e ao Sevilla, e só teve algumas chances nesta temporada depois que Etoo e Messi se contundiram – para voltar ao banco depois que ambos se recuperaram.

Como seu contrato se encerra em julho, depois do fim da temporada, ele está livre para acertar com qualquer clube, e não confirmou nem desmentiu a saída para o maior rival, anunciada pelo jornal “Marca” – que é de Madri e foi acusado de tentar desestabilizar o clube catalão. Nesta sexta, outra notícia que recebeu a mesma acusação foi um possível acerto do Milan com Ronaldinho, divulgada pelo “As”, também da capital.

O único a entrar em campo para um jogo oficial foi o Sevilla, que levou uma ducha de água fria: perdeu por 1 a 0 para o Osasuna e ficou em situação complicada na Copa da Uefa. O time andaluz será o primeiro dos candidatos a entrar em campo hoje: ao meio-dia (de Brasília), recebe o Espanyol, que vem embalado: pela mesma Copa da Uefa, aplicou 3 a 0 no Werder Bremen e ficou com um pé na decisão.

“Eles vêm embalados e estão tranqüilos na Liga, então nós teremos de tomar a iniciativa do jogo. Vai ser mais uma decisão e teremos de sair para buscar os três pontos”, afirmou o volante Renato, ciente do desafio de desviar novamente a concentração apenas para o Espanhol. “Não é duro lutar em três competições ao mesmo tempo”, diz – o Sevilla também está nas semifinais da Copa do Rei.

Às 14 horas (de Brasília) é a vez do líder Barcelona, que tem 59 pontos e recebe o desesperado Levante, com 30 pontos e na zona de rebaixamento. “Está tudo a nosso favor, somos os líderes e não dependemos do resultado de ninguém”, diz o meia Xavi, tranqüilo e confiante na conquista do tricampeonato. “Se não tivesse certeza de nossa conquista eu voltaria para casa.”

Terceiro colocado, com 57 pontos, o Real Madrid tem a vantagem de jogar depois dos rivais, às 16 horas (de Brasília). Mas é o único a jogar fora de casa, contra o Athletic Bilbao, que tem 32 pontos, está em 16.º lugar e ainda foge do primeiro rebaixamento de sua história. E sabe que a vantagem pode virar pressão, se Sevilla e Barcelona vencerem seus jogos. “Aconteça o que acontecer, temos de ter a cabeça fria a essa altura do campeonato”, disse o goleiro Iker Casillas.

Os jogos de hoje:

Athletic Bilbao x Real Madrid
Barcelona x Levante
Celta x Mallorca
Getafe x Real Sociedad
Gimnàstic x Villarreal
Osasuna x Zaragoza
Racing Santander x La Coruña
Sevilla x Espanyol

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes