Luxemburgo põe Denis e mantém Tabata no Santos

Denis voltou a ser o titular da lateral-direita no coletivo de hoje, no CT Rei Pelé. Como Rodrigo Tabata foi mantido no lugar de Rodrigo Tiuí, o time para enfrentar o São Caetano, domingo, no Morumbi, na primeira partida das finais do Campeonato Paulista, deve ter apenas uma alteração.

No treino de hoje, sob forte chuva e que terminou só quando escureceu, Vanderlei Luxemburgo insistiu no ensaio de cobranças de faltas. Como a previsão é de chuva na capital durante o jogo de domingo, o treino serviu para a equipe se preparar para o pior.

Newsletter RD

“Quando ameaçou chover, a gente já sabia que Luxemburgo iria fazer um coletivo. Só não esperava que o treino fosse até escurecer. Mas foi bom para sentir o time que vai jogar”, disse Maldonado.

O volante concorda que o Santos foi o prejudicado pelo mau estado do gramado no domingo passado, porque é um time que joga com a bola nos pés, porém acha que agora não há mais espaço para desculpas. “Temos que melhorar 100%. Sabemos que daqui para frente o time tem que voltar a jogar como antes das semifinais.” Para Maldonado, a equipe tem que jogar de acordo com as circunstâncias. “Se for preciso, tem que jogar feito, aprendendo a jogar de outro jeito.”

Além de Maldonado ter dito que o time do coletivo é o que vai jogar, Luxemburgo deve mesmo manter Rodrigo Tabata no lugar de Tiuí para ter um jogador a mais no meio, ajudando na marcação, na articulação das jogadas e aparecendo no ataque. Embora não tenha apresentado um bom resultado no segundo jogo contra o Bragantino, a troca tem a aprovação dos jogadores.

“Tabata é ótimo jogador porque dá maior rapidez ao time e sai para o jogo. Ele aparece em todos os lugares e ajuda a equipe a ficar com a bola mais tempo”, disse Maldonado, um dos líderes do grupo. Sobre a troca de Pedro por Denis, o chileno preferiu não opinar. “É uma opção do Vanderlei. É um jogador que sofreu uma cirurgia e que agora está voltando.”

O trabalho de Luxemburgo fora de campo vem sendo convencer os jogadores de que na hora de decidir o título não há favorito, com objetivo de o time não sentir demais a responsabilidade de ter que confirmar que tem o melhor futebol de São Paulo em dois jogos, contra um adversário que começou o estadual preocupado em não cair para a segunda divisão. Por isso, é comum ouvir os jogadores dizerem que se o São Caetano chegou para decidir, é porque tem qualidade.

Depois do treino de amanhã pela manhã, o time se despede do CT Rei Pelé e ficará fora de Santos mais de uma semana. Como deve jogar pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores na quarta-feira, provavelmente na Venezuela ou na Colômbia, o Santos ficará na capital após o primeiro jogo da decisão paulista, após o retorno do exterior, preparando-se em São Paulo para a segunda e decisiva partida da final com o São Caetano.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes